NOVA MISSÃO – Paróquia Bom Pastor reforça atividades com criação da Pastoral da Comunicação

(Texto: Jornalista Sandra Nassar, Paróquia Bom Pastor)

A Paróquia e suas quatro comunidades passam a contar com a Pastoral da Comunicação (Imagem: Divulgação)

Com base na Instrução Pastoral Aetatis Novae (1992), que afirma ter a comunicação social um papel a desempenhar em todos os aspectos da missão da Igreja, a Paróquia Bom Pastor de Curitiba formalizou neste mês a criação de sua Pastoral da Comunicação (Pascom). A Pascom foi criada para reforçar e integrar as ações de comunicação nas quatro comunidades que integram a paróquia, de acordo com as orientações da Arquidiocese de Curitiba.
Padre Miguel Delgado, pároco da Bom Pastor, considera a Pascom um instrumento de reflexão sobre a necessidade da comunicação na vida e na missão da Igreja. “É imperativa a ordem do Senhor Jesus: “Ide pelo mundo inteiro e proclamai o Evangelho a toda criatura!” (Mc 16,15), “e fazei discípulos todos os povos” (Mt 28,19)”, diz o padre. “Estou convicto de que, para fazer acontecer o reino de Deus para todos os povos, precisamos da comunicação”.
“Através da Pascom, a Bom Pastor deseja chegar aos lares dos nossos paroquianos, apresentando nosso trabalho, para que eles possam se tornar discípulos e missionários de Cristo Jesus”, acrescenta padre Miguel, lembrando que a criação da nova pastoral é resultado de um processo de discussão e reflexão que começou em 2019. “Com esforço, boa vontade e disponibilidade das pessoas, nos organizamos e concretizamos este projeto”, comemora.
Para padre Miguel, a Pascom terá um serviço fundamental na paróquia: o de agregar todas as pastorais, comunidades e o povo de Deus. “A comunicação pode construir pontes com os preferidos de Jesus, que são os mais necessitados. Assim, usada como promotora do bem comum, a Pascom nos levará a abrir nosso coração, nos animando a gestos concretos de caridade”, afirma o pároco.
O pároco destaca também a importância da criação da Pascom em tempos de pandemia, diante dos desafios enfrentados pela Igreja ao redor do mundo para manter suas atividades. “Tivemos que nos reinventar para manter as atividades da paróquia e não ficar parados na ação evangelizadora. O caminho foi usar as redes sociais, através do Facebook, Instagram e Youtube, para transmissão de missas e outras celebrações, como novenas e o terço missionário”.
Paróquia – A Paróquia Bom Pastor foi criada em 1968, tendo como matriz a Igreja Bom Pastor, no bairro Vista Alegre. Integram a paróquia as comunidades São Francisco Xavier, no Pilarzinho, São José, também no Pilarzinho, e São João, no Vista Alegre. A paróquia mantém ainda o Instituto Bom Pastor, fundado em 2007, que promove ações culturais, sociais e de saúde voltadas à comunidade carente. Fazem parte da paróquia também a Congregação Irmãs Xaverianas Missionárias de Maria e o Seminário Xaveriano.

PARÓQUIA BOM PASTOR – Rua Victório Viezzer, 810, Vista Alegre.
Contatos: (41) 3335-5552 (secretaria paroquial) / 98814-5710 (whatsApp).
E-mail: bompastorigreja@gmail.com.
Saiba mais: www.bompastorcuritiba.com.br.