1ª Semana de Artes da Arquidiocese de Curitiba apresenta Seminários com diferentes temas

A 1ª Semana de Artes da Arquidiocese de Curitiba, que acontecerá de 25 de julho a 1º de agosto, terá uma programação especial de Seminários a respeito de diferentes expressões artísticas, com abordagens inovadoras.

Na terça-feira, dia 27 de julho, o tema será “Arte Sacra: uma fé que se vê”, apresentado por Hilda Souto. O seminário dará ênfase à expressão artística no âmbito da Igreja Católica Apostólica Romana, priorizando as artes plásticas como um elo com o Mistério proclamado. É um convite para se observar obras de três épocas distintas e aprender com seu simbolismo.

Hilda Souto é Artista plástica e designer, doutoranda em Teologia pela PUC do Paraná, Mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UNESP e Graduada com Licenciatura em Educação Artística pela FAAP. Seus trabalhos em arte sacra integram diversos espaços de instituições públicas e privadas.

Já Felipe Koller apresentará o Seminário “A linguagem simbólico-artística como linguagem de uma catequese mistagógica”. “Ser catequista num estilo catecumenal nos impõe um desafio: é preciso dar catequese do avesso”, afirma o ministrante, que é Mestre e doutorando em Teologia pela PUCPR e professor visitante da Fasbam e da Católica de Santa Catarina. É confundador da Oficina de Nazaré e autor de Tocados pelo mistério de Deus-Amor: uma introdução à liturgia (2018).

Ainda na terça, o maestro José Luís Manrique apresentará o Seminário “A música como percepção estética de Deus: uma forma possível de fazer Teologia”. Segundo Manrique, “a Música e a Teologia já tiveram momentos de encontro importantes, tanto em forma de pensamento teológico que se expressa posteriormente através da linguagem musical, como também em forma de vivências originárias, experiências estéticas do Mistério, nas quais a música está inclusa, afetando o pensamento teológico e ajudando a concebê-lo”. No Seminário, serão abordados elementos que sustentam a pertinência da música dentro do pensamento e do fazer teológico hoje.

Compositor peruano radicado em Curitiba, José Luís Manrique é bacharel em Superior de Composição e Regência na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR – Curitiba I), Mestre e doutorando em Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Regente fundador do Coro e Orquestra Arquidiocesanos Luz dos Pinhais. Como membro do Movimento Ecumênico de Curitiba (MOVEC), atua na promoção de espaços e produção de arte e cultura ecumênica. Membro do Núcleo de Compositores Ars Iubilorum, dedicado à pesquisa e criação de música sacra contemporânea de concerto e litúrgica cristã.

Na quinta-feira serão apresentados mais três Seminários. 

João Pedro da Luz Neto trará o tema “O Cinema e a Experiência Religiosa”. “Em sua própria linguagem simbólica, o cinema é capaz de fazer ressoar as palavras do Evangelho”, diz o ministrante. Segundo ele, é comum que se pense na intersecção entre cinema e religião a partir de filmes cuja temática é religiosa, como por exemplo os diversos filmes que abordam a paixão de Cristo. No seminário, serão analisados os filmes “Árvore da Vida” (dir.: Terrence Mallick), “Morangos Silvestres” (dir.: Ingmar Bergman), “Decálogo” (dir.: Krzysztof Kieślowski) entre outros, para refletir sobre como a experiência religiosa pode se fazer presente na linguagem do cinema mesmo quando a narrativa não é propriamente religiosa. João Pedro é filósofo de formação (mestre e doutorando em filosofia pela UFPR), catequista de adultos por vocação e apaixonado pelo mundo das artes. Atualmente investigando o conceito de Erotismo na filosofia antiga e contemporânea, João também tem pesquisas nas áreas de filosofia medieval, filosofia da religião e na intersecção entre filosofia e cinema.

O Seminário “O Teatro como Ação Evangelizadora e Transformação Social” será apresentado pela arteterapeuta Ivete Damasceno. O objetivo com o Seminário é promover a reflexão de que o teatro possui muitos formatos, ideias, universos e culturas. Assim, a arte desperta um novo olhar sobre o mundo, a sociedade, as relações pessoais e sobre as coisas mais simples do cotidiano, estimulando a criatividade, a imaginação e a força de vontade por uma nova oportunidade para o encontro do evangelho e a transformação de si e do outro. “Vamos nos encontrar nesse seminário e “teatralizar”?”, desafia a ministrante. O seminário abordará técnicas teatrais com conteúdo teórico e prático, para promover ações teatrais para o anúncio do evangelho com arte, beleza e, principalmente, como o resgate da dignidade humana baseada em valores.

Ivete Damasceno é pós-graduanda em arteterapia, atriz, palhaça e contadora de histórias. Atua há mais de 20 anos em espetáculos teatrais e musicais. Além de atriz é roteirista, diretora teatral e figurinista da Cia. de Artes Totus Tuus. Atualmente faz parte do elenco de atores da Oficina VIVA e Mover espaços, onde ministra aulas de Expressão Corporal, Clown, Construção de personagem e Improvisação. Atua na área social como arteeducadora junto a crianças, adolescentes e mulheres vítimas de violência.

O terceiro seminário da quinta-feira terá como tema “A Arquitetura e a Arte do Espaço que une o Céu e a Terra, com o arquiteto Tobias Bok Machado. “Desde o princípio do cristianismo as comunidades de fé se reúnem para celebrar o Mistério Pascal de Cristo utilizando-se dos sinais e dos símbolos contidos nas expressões artísticas. Também no momento atual, a cada realidade, a arte e a arquitetura são o elo com o sagrado e determinantes para a qualidade deste grande encontro”, destaca o ministrante. Tobias Bok Machado é arquiteto e urbanista, autor de mais de 200 projetos para a Igreja. Especislista em Gerenciamento de Obras, em Restauração e, ainda, em Arquitetura Bioclimática e Espaço Litúrgico e Arte Sacra, tema em que possui trabalhos apresentados no Brasil, Portugal, Espanha, Inglaterra e Itália.

Ampla programação

Além dos Seminários, a 1ª Semana de Artes da Arquidiocese de Curitiba terá uma ampla programação, com 20 oficinas de diversas manifestações artísticas, além de apresentações ao vivo e celebrações. Todos os cursos serão ofertados remotamente. A Semana de Artes é uma iniciativa do Conselho de Leigos da Arquidiocese de Curitiba. Acompanhe a programação completa e inscreva-se em http://semanadeartescuritiba.com.br.

 

whatsapp-image-2021-07-13-at-08-24-29

 

Curta Nosso Facebook
Comissões Pastorais

Boletim Informativo