Arquidiocese lança subsídio para orientar as celebrações paroquiais para abertura do Sínodo dos Bispos

(Imagem: Divulgação)
(Imagem: Divulgação)

No próximo domingo, dia 17 de outubro, a Igreja Católica de todo o mundo dá início ao Sínodo dos Bispos, com a fase diocesana. Até 2023, haverão ainda as fases continentais e a universal. O Sínodo tem o objetivo de ouvir o Povo de Deus. Assim, a disponibilidade de ouvir cada diocese representa uma modalidade inédita do Sínodo – palavra que significa “caminhar juntos”.

Para harmonizar as celebrações e marcar a abertura do Sínodo, a Arquidiocese de Curitiba divulgou um breve subsídio com orientações para as Paróquias seguirem nas celebrações do próximo domingo. O subsídio contém o comentário inicial, as preces da comunidade e a Oração do Sínodo.

No documento, destaca-se que o Sínodo “indica o caminho que o Povo de Deus deve percorrer juntos. Neste sentido, a sinodalidade permite que o Povo de Deus caminhe em conjunto, escutando o Espírito Santo e a Palavra de Deus, para participar na missão da Igreja na comunhão que Cristo estabelece entre nós colocando em prática a natureza do ser Igreja: Povo peregrino e missionário de Deus.”

Nas preces da comunidade, o subsídio salienta orações para que os pastores da Igreja busquem o exemplo de Cristo, procurando cada vez mais servir as suas comunidades, além de pedir que os que sofrem pelas adversidades da vida possam encontrar nos cristãos a esperança e o auxílio solidário no momento oportuno, entre outras preces.

Clique aqui  para acessar o subsídio.

Conheça a Oração pelo Sínodo dos Bispos:

Aqui estamos, diante de Vós, Espírito Santo:

estamos todos reunidos no vosso nome.

Vinde a nós,

assisti-nos,

descei aos nossos corações.

Ensinai-nos o que devemos fazer,

mostrai-nos o caminho a seguir, todos juntos.

Não permitais que a justiça seja lesada por nós pecadores,

que a ignorância nos desvie do caminho,

nem as simpatias humanas nos torne parciais,

para que sejamos um em Vós

e nunca nos separemos da verdade.

Nós Vo-lo pedimos

a Vós que, sempre e em toda a parte,

agis em comunhão com o Pai e o Filho pelos séculos dos séculos.

Amém.

Curta Nosso Facebook
Comissões Pastorais

Boletim Informativo