Celebração marca 90 anos de presença das Irmãs Paulinas no Brasil

Há 90 anos, chegava ao Brasil a primeira religiosa da Congregação das Irmãs Paulinas. No próximo domingo, dia 24, uma celebração especial, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom José Antonio Peruzzo, marcará a data.

 

Um pouco da história das Paulinas no Brasil…

A então noviça, Dolores Baldi, ainda jovem, após fazer sua primeira profissão religiosa na Pia Sociedade Filhas de São Paulo, conhecidas por “Irmãs Paulinas”, o fundador, Beato Tiago Alberione, a enviou para o Brasil, sendo a primeira casa fora da Itália a dar continuidade ao carisma da Congregação para “Anunciar a Palavra de Deus com a comunicação”.

Irmã Dolores Baldi, partiu da Itália para o Brasil de navio. Na bagagem trazia um pouco de seus pertences, nada de reservas econômicas, mas fé na providência de Deus que a chamou e a enviou em missão. Chegou ao Porto de Santos – SP, no dia 21 de outubro de 1931, com uma Irmã da Congregação das Pias Discípulas do Divino Mestre.

Em dezembro de 1931, chegou ao Brasil, Irmã Stefanina Cilário, com apenas 19 anos, para fazer parte da missão em terras brasileiras. As duas missionárias se dedicavam em aprender o português e, visitavam as famílias para levar a Palavra de Deus, organizaram uma pequena livraria interna, promoviam retiros e encontros para jovens para falar da missão e do carisma da Congregação.

Sustentadas pela graça de Deus e por um grande ardor missionário, as Irmãs começaram uma pequena tipografia e em 1934 lançaram a “Revista Família Cristã”.

As vocações foram surgindo e muitas casas foram se abrindo pelo Brasil. Em Curitiba após 14 horas de viagem, no dia 4 de março de 1949, chegavam para dar inicio à missão Paulina em terras paranaenses, as Irmãs Natália Martins e a Irmã Arcângela Girardi.

Como todo início, a comunidade das Irmãs em Curitiba viviam seus dias como a Sagrada Família de Nazaré, na simplicidade, pobres e enfrentavam os desafios da missão buscando forças na Eucaristia e na Palavra de Deus.

No Paraná muitas iniciativas aconteceram: livraria, missão às famílias, semanas bíblicas e catequéticas, encontros para jovens, atuação junto aos meios de comunicação, inicio do apostolado na Rádio Cambiju, de Araucária que provocou o nascimento dos “Discos Paulinas”, para ajudar outras emissoras que desejavam transmitir a Palavra de Deus pelas ondas do rádio, mas não tinham conteúdos religiosos para seus programas.

Os primeiros discos a serem prensados foram os 3 LPs “Na escola de Jesus” que contava a vida de Jesus. Posteriormente “Amiguinhos de Jesus Hóstia”, coleção formada por 22 compactos para preparar as crianças à primeira eucaristia. E assim seguiram outras produções.

São as maravilhas de Deus que se concretiza na vida das pessoas e que continua ser luz e vida na imensa nação, rica de desafios e esperanças.

Celebração Eucarística em ação de graças pelos 90 anos de presença das Irmãs Paulinas no Brasil, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Curitiba, Dom José Antonio Peruzzo.

paulinas

(Imagem: Divulgação)
(Imagem: Divulgação)
Curta Nosso Facebook
Comissões Pastorais

Boletim Informativo