Fundo Diocesano de Solidariedade 2021

[accordion autoclose=false clicktoclose=true]
sitedentrofds

[accordion-item title=”O QUE É O FUNDO DIOCESANO DE SOLIDARIEDADE?“]

O Fundo Diocesano de Solidariedade – FDS é resultado da coleta nacional de solidariedade. Tem como objetivo apoiar ações que promovam a solidariedade, a cidadania e combatam a exclusão social, garantindo sua aplicação em favor de iniciativas que concretizem os objetivos da Campanha da Fraternidade de cada ano.

O FDS é formado por 60% dos recursos da coleta nacional, realizada sempre no Domingo de Ramos. O Fundo pode também recolher recursos de outras iniciativas e campanhas, desde que mantenha seus objetivos e a sua finalidade. Os outros 40% constituem o Fundo Nacional de Solidariedade da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Na Arquidiocese de Curitiba os processos de: recebimento, análise, deferimento e acompanhamento de todos os projetos, são de responsabilidade da Comissão da Dimensão Social, conjuntamente com o Conselho Gestor do FDS.

[accordion-item title=”DESTINAÇÃO DOS RECURSOS – PROJETOS APOIADOS EM 2019“]

No ano de 2019 foram arrecadados R$ 311.549,00, deste montante, R$ 222.535,00 ficaram na Arquidiocese de Curitiba e mediante ao Edital FDS 01/2019, o conselho gestor realizou a partilha entre as seguintes instituições:

PROPONENTE PROJETO
1 ABEC- Associação Brasileira de Educação e Cultura (Centro Social Marista Ecológica). Formação e articulação social para incidência política em almirante Tamandaré
2 ADFCL – Associação dos Deficientes Físicos de Campo Largo Oficina de dança – ADFCL
3 Associação Comunitária de São Braz Inclusão Social – fortalecimento das famílias em busca de Políticas Pública
4 Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Novo Amanhecer Fortalecendo o trabalho coletivo e preservando a vida construímos cidadania
5 Associação Emaús Recuperando vidas: alimentação saudável
6 Associação Feira Permanente de Economia Popular Solidária (AFEPESP) Protagonismo feminino no fortalecimento das Políticas Públicas de geração de trabalho e renda
7 Associação Fênix Renascer é Viver
8 Associação Fonte de Misericórdia Um jeito de ser e amar.
9 Associação Guadalupana de Educação Lassalista Projeto esperança: a superação da violência por meio da educação
10 Associação Iniciativa Cultural Diversidade transforme a desigualdade
11 Associação Menonita Assistência Social – Amas Vamos Cantarolar
12 Associação Paranaense de Apoio a Criança com Neoplasia Rádio on-line: construindo redes de atenção oncológica
13 Associação Sagrada Família de Nazaré Música e vidas em movimento
14 Associação Social Tecendo a Cidadania O lúdico no processo educacional e o direito de brincar
15 Atitude na Cabeça A Boneca Careca
16 Casa Pró-Vida Mãe Imaculada Mãos que fazem, mães que geram
17 CEFURIA– Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araújo A Política de Reciclagem de Resíduos Sólidos: salubridade e sustentabilidade
18 Centro Assistencial e Educacional Padre Giocondo Projeto social criança e adolescentes cidadã
19 Centro de Educação Infantil Vicentino Santa Luísa Política Pública e o acesso ao direito nutricional da criança na primeira infância inserida em território de vulnerabilidade social
20 Fraternidade de Aliança Toca De Assis Irmãos de Rua: políticas públicas para pessoas de extrema vulnerabilidade social e acolhimento institucional
21 Missão Fonte do Encontro Vincular razão para cuidar da emoção
22 Obra Social Santo Aníbal Promovendo a participação e a cidadania nas Políticas Públicas
23 Paróquia Nossa Senhora de Nazaré Ação Social da Infância Missionária
24 Paróquia Senhor Bom Jesus dos Perdões Projeto chá fraterno
25 Pastoral Afro Brasileira Cursinho Pré-vestibular UBUNTU
26 Pastoral da Saúde Fé e Políticas Públicas da Saúde
27 Pastoral do Migrante de Curitiba – Centro de Atendimento ao Migrante Atendimento humanitário aos migrantes de Curitiba
28 Pastoral do Povo da Rua O povo da rua luta por cidadania
29 Rede de Esportes – Conselho de Leigos Anjos do esporte

Em decorrência da pandemia de COVID19, o edital de 2020 foi suspenso.

[accordion-item title=”COMO AJUDAR?“]

Um dos modos de estabelecer a comunhão com o próximo é viver a solidariedade como compromisso de amor. Um amor que partilha, que cuida e também se doa. Para isso, em todo Domingo de Ramos é realizada a Coleta Nacional da Solidariedade, onde 60% do valor arrecadado é destinado para as ações sociais das dioceses e 40% é destinado ao Fundo Nacional de Solidariedade da CNBB.

Com a contribuição financeira, chega-se a muitas pessoas a quem, pela fé em Jesus Cristo, chamamos irmãos e irmãs. A alegria de quem doa sempre encontra o sorriso e a gratidão de quem precisa e recebe essa ajuda.

[/accordion-item]

[accordion-item title=”COMO SE DÁ O ACESSO AO FDS DA ARQUIDIOCESE DE CURITIBA?“]

O FSD da Arquidiocese de Curitiba recebe as demandas dos grupos através da apresentação de projetos (o roteiro para a formulação está disponível no anexo 1 do Edital FDS 01/2021). São incentivados prioritariamente projetos que atendam os gestos concretos da Campanha da Fraternidade, este ano em especial, nos seguintes eixos:

EIXO 1. Promoção do diálogo ecumênico e fortalecimento da convivência inter-religiosa;

EIXO 2. Superação das violências e fortalecimento das redes de cuidado;

EIXO 3. Superação da vulnerabilidade econômica e geração de trabalho e renda;

EIXO 4. Superação das vulnerabilidades sociais e combate à fome;

[accordion-item title=”EDITAL FDS 01/2021“]

Confira clicando aqui o EDITAL FDS 01/2021.

Clique aqui para download do Roteiro de Inscrição do FDS.

[accordion-item title=”ADITAMENTO AO EDITAL FDS 01/2021“]

Confira aqui as novas datas.

[accordion-item title=”NOVO COMUNICADO 23/07“]

Clique aqui e confira o novo comunicado.

[/accordion]