30 anos de música na Igreja: “Éramos crianças quando Deus nos chamou…”

O Grupo de Música “Para Amar Cristo” (PAC) do Santuário São José, no bairro Capão Raso, em Curitiba (PR) completa, neste mês de março, 30 anos de história e evangelização através da música. Fundado em 1993, o grupo foi criado com o objetivo de oferecer uma oportunidade para as crianças da comunidade que tinham certo apreço pelo canto.

Durante sua trajetória, os integrantes enfrentaram desafios e superaram obstáculos. Com uma história de muita dedicação e amor à música, o coral é um exemplo de perseverança e trabalho em equipe, que inspira a todos aqueles que o conhecem.

Confira o emocionante depoimento das integrantes do PAC:

 

“O ano era 1993. Éramos crianças quando Deus nos chamou para servi-lo e, a exemplo de Maria, respondemos SIM!

Estávamos na missa com nossa família, quando a Ir. Adélia convidou as crianças para participarem do coral, e sem dúvida alguma, aceitamos o convite. Deus não buscava crianças cantoras ou instrumentistas, mas alguém disposto! Naquele momento não tínhamos consciência da grandiosidade daquele serviço, tampouco a tamanha honra de termos sido chamadas por Deus. O grupo chamava-se “Pequenos Apóstolos de Cristo” (PAC) e fazia parte do Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus.

Ao longo dos anos, Deus foi nos capacitando com a ajuda de algumas pessoas especiais que passaram por nossa trajetória, como a Ir. Adélia. Quando ela mudou de país, a Rita se responsabilizou, com todo o seu carinho e acompanhou as crianças, por um longo período, com muito amor. Depois que ela saiu, a Maria Eunice assumiu para nos orientar e, com sua voz maravilhosa, nos ajudou muito. Nessa época já estávamos na adolescência e a Maria sugeriu mudarmos o nome para “Grupo Para Amar Cristo”, mantendo assim a sigla “PAC”, como já éramos conhecidas, mas não mais “Pequenos Apóstolos de Cristo”.

No início eram muitos integrantes. Com o passar do tempo foram saindo, mas ainda temos contato com alguns deles. Nossa caminhada nem sempre foi fácil, mas por amor e compromisso ao que fazemos, nos mantemos perseverantes e buscamos fazer o nosso melhor. No decorrer do caminho encontramos pessoas que nos incentivavam, outras que questionavam tamanha dedicação a ponto de ter a tarde de sábado “perdida”, quando na verdade estávamos ganhando. Afinal, quando se é tocado e quando realmente se serve com amor, o lugar no qual queremos estar é ali, porque não sabemos viver sem a presença sublime da paz do Espírito Santo que sentimos quando cantamos na missa.

As pequenas apóstolas cresceram: 30 anos se passaram! Continuamos firmes na nossa missão, fazendo tudo com muito amor e felizes ao nos darmos conta da linda trajetória que conquistamos! Muitas missas, festivais de música, apresentações. Somos gratas por celebrar tanto tempo de caminhada, e temos muito o que comemorar nestas bodas de pérola! Comemorar a amizade que prevaleceu ao longo destes anos, a acolhida da comunidade, o apoio da nossa família, dos amigos, o apoio entre nós no grupo, a perseverança, a fé, mas principalmente a honra e o privilégio de termos sido escolhidas por Deus para cantar a sua Palavra!”

Da esq. para dir.: Elaine, Alessandra, Bruna, Cristina e Greicy (tecladista)
Hoje o Grupo PAC é composto por (da esq. p/ dir.): Elaine, Alessandra, Bruna, Cristina e Greicy (tecladista)  |  Foto: arquivo pessoal

 

família grupo pac
Todo fim de ano o grupo se reúne para um almoço de confraternização com os familiares. | Foto: arquivo pessoal

Ação de Graças

Em comemoração à festividade, o Grupo PAC participará de uma Missa em Ação de Graças no dia 25 de março, às 17h, no Santuário São José do Capão Raso.

Para quem deseja conhecer o grupo ou acompanhá-lo, elas têm escala no Santuário São José, aos sábados, 17h (exceto nos primeiros sábados do mês) e na Paróquia Santana do Tatuquara, no primeiro e quinto domingo, às 8h30.

Parabéns ao PAC e às suas integrantes por esta importante conquista e por serem um exemplo de dedicação, compromisso e testemunho. Que venham muitos mais anos de harmonia e louvor!

__

Por
Setor de Comunicação da Arquidiocese de Curitiba
Com informações do Grupo PAC