Nos dias 23 e 24 de setembro, representantes de pastorais, movimentos, bispos e padres de seis dioceses do Paraná, junto aos irmãos ucranianos, se reuniram no Centro de Formação São João Diego, em Guarapuava, para a 42ª Assembleia do Povo de Deus. Em 2022 o Regional Sul 2 da CNBB optou por fazer 4 encontros, um para cada Província, ao invés de fazer apenas um com todos. Com essa medida, foi possível a participação de um número maior de pessoas. Em Guarapuava foi realizada a Assembleia da Província de Curitiba, que contou com a participação de 124 pessoas, sendo 26 da diocese de Guarapuava.
Além dos momentos de confraternização, partilha e celebração da Missa, foram realizadas formações voltadas ao tema do encontro: “O fortalecimento das Comunidades Eclesiais Missionárias a partir da Iniciação à Vida Cristã na cultura urbana”. O assessor do encontro foi dom José Antonio Peruzzo, arcebispo de Curitiba, que comparou o evento a uma reunião famíliar: “quando a família se encontra, precisa rever, segundo as possibilidades, os orçamentos, compromissos, urgências e necessidades para priorizar tudo aquilo que melhor favorece a identidade familiar”.
Em entrevista para a Rádio Cultura FM, dom Peruzzo ressaltou a importância do encontro para alinhar os trabalhos das dioceses. “Queremos caminhar juntos, e quando se trata de evangelização não podemos nos diferenciar. Podemos nos peculiarizar segundo circunstâncias de cada lugar, mas o centro e a Mensagem, isso não está disponível segundo preferências ou subjetividades”, afirmou o arcebispo.
Sobre o tema, Iniciação à Vida Cristã, dom Peruzzo considera que em uma “sociedade ferida, com muitos conflitos e constrastes”, é “preciso reapresentar a paz, pois parece que estamos esquecendo o que é fundamental. […] Alguém precisa mostrar que dá para viver com serenidade, a despeito das diferenças”.
O bispo conclui a entrevista afirmando que “quando nos deixamos ensinar por Jesus Cristo, interpretamos o outro com o sentimento de Jesus Cristo. Quando não nos deixamos encontrar por Ele, seremos influenciados por outros”.
A implantação do Projeto de Iniciação à Vida Cristã na diocese de Guarapuava está a cargo da Comissão da Animação Bíblico-Catequética, representados na Assembleia pela irmã Lucia Anita Caçol e pelo padre José Vitor Cozechen Seller.
“A Assembleia do Povo de Deus é o órgão máximo de decisões pastorais em nosso estado. […] Aquilo que se decide a nível nacional, via CNBB, é estudado e aplicado a nível estadual, como estamos fazendo agora, e daqui a alguns meses teremos a Assembleia Diocesana e depois as assembleias paroquiais. Temos uma ação pastoral unificada, em torno de um objetivo comum. […] Agora, de maneira especial, estamos trabalhando a Iniciação à Vida Cristã, e esse tem sido o nosso norte, tanto no trabalho pastoral quanto na própria estruturação da atividade evangelizadora da Igreja”, afirmou padre José Vítor.
Na próxima reunião da presidência do Regional Sul 2 da CNBB, a ser realizada no início de outubro, as conclusões das quatro assembleias realizadas no final de semana serão homologadas e divulgadas.
:: Confira algumas fotos e vídeos do evento AQUI.
__
FONTE: Diocese de Guarapuava