7 ações que irão te aproximar de Deus na Semana da Família

Com a Semana Nacional da Família, celebrada em agosto, a Igreja Católica propõe uma reflexão acerca da vocação familiar, o berço de todas as outras vocações.

Muitas paróquias prepararam uma programação oracional diversificada para a data. Além da oração, dedicar um tempo de qualidade à família pode estimular os filhos a praticar e ouvir o chamado de Deus. Assim, o processo da descoberta da vocação acontece de forma natural e no momento certo na vida de cada um.

Pensando nisso, selecionamos sete ações que irão te aproximar de Deus na Semana Nacional da Família. Programe-se, poste fotos e marque a @arquidiocesecuritiba nas redes sociais. Não esqueça de incluir a hashtag #SemanaNacionaldaFamilia :

 

1. Participar da missa dominical em família

A celebração dominical da Eucaristia está no centro da vida da Igreja: nós vamos à missa para encontrarmos o Senhor ressuscitado, ou melhor, para nos deixarmos encontrar por Ele. Ouvir a sua palavra, alimentar-nos à sua mesa e assim, nos tornarmos Igreja, o seu corpo místico vivo hoje no mundo. Por isso, o domingo é para nós um dia santo: santificado pela celebração eucarística, presença viva do Senhor para nós e entre nós. (Papa Francisco)

2. Rezar o terço em família

São muitas as bênçãos da oração do terço em família. É uma tradição milenar da nossa igreja e já fez muitos santos. Reunir a família para rezar é marcar uma audiência com a Família Celeste, ou seja, é sua família com Jesus, Maria e José. A família ganha confiança e alcança a poderosa proteção de Nossa Senhora. O terço traz ainda conforto ao nosso coração. São João Paulo II dizia: “O Rosário acompanhou-me nos momentos de alegria e nas provações. A ele confiei tantas preocupações; nele encontrei sempre conforto.”

3. Assistir um filme católico em família

É consenso que reunir todos na sala para assistir um filme, numa tarde de domingo, é um dos programas favoritos das famílias. E por que não transformar este momento numa oportunidade de crescimento espiritual? Pois é, são inúmeros os filmes e documentários católicos disponíveis nos streamings ou no YouTube. A vida dos santos, por exemplo, é sempre uma ótima pedida. Além de histórias lindas, inspiradoras e memoráveis, os santos nos ajudam a crescer na intimidade com Deus e na prática das virtudes. E não esqueça da pipoca!

:: 5 filmes de Nossa Senhora para você assistir com a família

:: 7 filmes que nos ajudam a compreender melhor a Eucaristia

4. Fazer uma refeição em família (onde todos possam prepará-la juntos)

Alguns rituais são importantes para criar hábitos que fortaleçam a família e gerem especiais virtudes cristãs. Uma delas é preparar uma refeição, envolvendo pais e filhos no preparo dos alimentos, na decoração da mesa e até na oração da bênção dos alimentos. Essa atividade, ainda que simples, tem o poder de gerar laços de união e afeto que fazem a diferença na vida familiar. Talvez vocês até possam desenvolver uma receita juntos… Que tal? E não esqueçam de sentarem juntos à mesa para também fazerem da refeição um momento de partilha da vida.

5. Programar um passeio em família

Muitas famílias, na primeira oportunidade de um passeio, correm aos shoppings. Mas será essa a única opção para um dia juntos fora de casa? Sejam criativos e aproveitem a oportunidade para visitar lugares que possam ajudá-los na vida de fé. Ou até um local especial para a família, onde podem rezar juntos ou praticar a caridade.

:: 5 lugares para mães católicas levarem seus filhos

:: 8 lugares católicos próximos a Curitiba para viajar em família

6. Conhecer uma igreja diferente, em família, e rezar por aqueles que passam por dificuldades ou que não têm família

Que tal buscar outra paróquia, diferente da que você frequenta, para participar de uma novena em família? Inclusive, seria uma linda oportunidade de se rezar pelas pessoas que passam necessidades e interceder por aqueles que não tem família. Unida a esta prática, pode-se acrescentar uma prática concreta de caridade por eles.

:: 3 Igrejas Católicas de Curitiba que apresentam visitas guiadas

7. Separar peças de roupas e alimentos e doar para alguma família necessitada

A família católica deve ser aberta aos outros. Por isso, ela deve ensinar aos filhos a virtude da caridade. Uma sugestão é, em família, separar roupas, brinquedos e alimentos para doar aos pobres. Todavia, é importante ressaltar que não se doa o que não presta mais. Nem simplesmente só o que “sobra”. O ato de partilhar deve ser algo inerente à experiência de ser família. E os filhos
devem aprender desde cedo a sentir compaixão. Várias igrejas e instituições de caridade acolhem itens usados; a Cáritas Curitiba é uma delas.

__

Por

Setor de Comunicação da Arquidiocese de Curitiba