O Santuário de Santa Teresinha do Menino Jesus celebra neste dia 21 de setembro seu Jubileu de Diamante. Em homenagem, a Revista Voz da Igreja publicou artigo sobre Santuário, localizado na Av. Visconde de Guarapuava, nº 4787, bairro Batel – Curitiba-PR.
Confira o texto publicado na revista:
Santuário de Santa Teresinha do Menino Jesus
A construção de uma igreja dedicada a Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face vinha sendo a aspiração acentuada de um grupo de devotos e sonho do Pe. Jeronimo Mazzarotto. Em 1936, com a chegada do Revmo. Dom Ático Eusébio da Rocha para Arcebispo de Curitiba, a aspiração concretizou-se e foi instituída a criação de uma Igreja no bairro (hoje Batel). Na ocasião, Pe. Jeronimo Mazzarotto celebrou então uma missa campal, fez a benção e lançamento da pedra fundamental onde a igreja seria eregida, realizando a introdução de uma imagem de Santa Teresinha, benção e distribuição de rosas. Após alguns anos, com as obras quase finalizadas em 21 de setembro de 1941 a igreja é desmembrada da Paróquia N. Sr. Da Luz e do Sagrado Coração de Maria e é elevada à categoria de Igreja Matriz.
A Paróquia Santuário de Santa Teresinha do Menino Jesus, que antes encontrava-se em meio a casas de um pacato bairro, cresceu verticalmente. Vale ressaltar alguns grandes momentos na história da paróquia, entre eles a celebração do centenário da morte de S. Teresinha, a sua proclamação como Doutora da Igreja, e em novembro de 1998 a vinda da urna com parte dos restos mortais de Santa Teresinha, ocasião em que a Paroquia viveu momentos de emoção e fé. Logo após a vinda da urna, atendendo um pedido do pároco, Monsenhor Luciano Romano Kmieciak, D. Pedro Fedalto eleva a Igreja Matriz de Santa Teresinha do Menino Jesus à dignidade de Santuário, sendo o Mons. Luciano que aqui chegara em 1973, nomeado reitor.
Em 21 de setembro de 2016 o Santuário celebra o seu Jubileu de Diamante – 75 anos a serviço da evangelização.
Missão e atualidade
Desde o início de sua história a Paróquia busca ser uma Igreja missionária. Movimentos e Pastorais participam ativamente. De modo especial, Missões Populares sempre foram o foco da Paróquia, conta o Monsenhor Luciano Romano Kmieciak: “Já em 1973 haviam pequenas comunidades. Haviam grupos bíblicos que se reuniam nos prédios junto com as famílias, para celebração ou benção”. A Paróquia atende aproximadamente 30 mil católicos, celebrando sacramentos e desenvolvendo trabalhos com a comunidade através das diversas pastorais e movimentos.
Pastorais e Movimentos
Na pastoral da Catequese encontramos o Batismo e a Catequese de adultos e crianças. Na pastoral Econômica encontramos o Dízimo, o Conselho de Assuntos Econômicos da Paróquia e a Secretaria. A pastoral dos coroinhas cultiva a importância da presença de crianças na celebração da Santa Missa. Os Ministros da Sagrada Comunhão se reúnem uma vez por mês para reuniões de espiritualidade e rotinas. Também levam comunhão aos doentes. Conta também com a Pastoral da Música e Liturgia que animam as missas, com a Pastoral do Terço que reza todos os dias às 7h e às 17h15 e com a Ação Social, com distribuição de alimentos. Conta com o Apostolado da Oração , a Legião de Maria e o movimento das Capelinhas, quepromove a integração das famílias católicas do bairro.
Horários de missas
Na Paróquia Santuário de Santa Teresinha, há missas nos seguintes horários:
Domingos e Dias Santos: 9h – 11h – 18h.
Sábados: 7:30h – 15h
Dias úteis: 7:30h – 18h
Segundas-feiras: somente às 7:30h.
As novenas ocorrem todas as terças-feiras às 15h (com missa) e após a missa das 18h30 (somente novena).
Novenas do perpétuo socorro são todas as quartas-feiras, 18h30.
CONTATO:
Av. Visconde de Guarapuava, nº 4787 (esquina com a Rua Padre Ildefonso), bairro Batel – Curitiba-PR. Telefone para contato: 41 3243-4171.