“A Curitiba minha gratidão,
à Diocese Rio Grande o meu coração…”
Com essas palavras Dom Ricardo se despede da grande multidão que foi prestigiar a Celebração de sua Ordenação Episcopal como o mais novo Bispo do Rio Grande.
A Ordenação de Dom Ricardo
Texto por Eva Gislane Barbosa – PASCOM
Contribuíram para a cobertura: Thiago Andrey, Patryck Madeira, Ricardo Mateus
Em uma áurea de santidade com cantos em latim a celebração presidida pelo nosso Bispo D. Peruzzo foi conduzida de uma forma simples e agradável, com a presença de vários bispos do Paraná, Rio Grande,Santa Catarina,havia também outras autoridades que com alegria participavam desse momento especial na vida de D.Ricardo.
Com o lema celebrativo “Escolhe, pois , a Vida”(Dt30,19) os que foram até a Catedral presenciaram um momento de muita fé e entrega. Várias equipes cuidaram carinhosamente para a realização de uma celebração impecável, com a participação de mais de 80% dos padres da Arquidiocese juntamente com caravanas da Região do Rio Grande e vários seminaristas, sem falar de um grande grupo da pastoral dos surdos que emocionaram D. Ricardo, pois o mesmo havia trabalhando muito tempo com eles, e a presença deles nesse dia foi um grande gestos de carinho.
Observar o nascimento de um bispo é uma experiência única. Ver o encantamento nos olhos de D. Ricardo com a missão evangelizadora que Deus entregou em suas mãos nos faz repensar em nossa missão como batizados e batizadas, em atender com alegria o chamado de servir a Palavra.
Após a leitura do Mandato Apostólico do Papa Francisco seguiu-se um breve diálogo entre D.Peruzzo e o Mons. Ricardo sobre a intenção de cumprir a sua missão, de acordo com a vontade de Cristo e da Igreja, em comunhão com a Ordem dos Bispos. A resposta do Mons.Ricardo foi limpa e forte: EU QUERO.
Logo após essa resposta se prostrou ao chão em sinal de humildade e obediência e assim a ladainha de todos os Santos embalou solenemente esse momento pedindo a graça de Deus.
No momento da imposição das mãos, gesto esse que nos remete à tradição de nossa fé das primeiras comunidades onde os apóstolos consagravam os primeiros ministros, cada Bispo ali presente repetiu o gesto dos apóstolos. Após esse momento o Evangeliário foi colocado sobre a cabeça do Mons.Ricardo e na sequência a prece de Ordenação:
“Deus e Pai Nosso Senhor Jesus Cristo, Pai das misericórdias e Deus de toda consolação: Vós habitais no mais alto dos céus, e voltais o vosso olhar para os humildes; conheceis todas as coisas antes que aconteçam; pela vossa palavra estabelecestes leis na Igreja; e escolhestes desde o principio um povo santo, descendente de Abraão, dando-lhe chefes e sacerdotes, e jamais deixastes sem ministro o vosso santuário, porque, desde o principio quisestes ser glorificado em vossos eleitos.
Enviai agora, sobre este Eleito a força que de vós procede, o Espírito Soberano, que destes aos vosso Filho, Jesus Cristo, e ele transmitiu aos santos Apóstolos, que fundaram a Igreja por toda a parte, como vosso templo, para gloria e perene louvor de vosso nome.
Ó Pai, que conheceis os corações, concedei que este vosso servo, escolhido para Bispo, apascente o vosso rebanho e exerça, de modo irrepreensível, a plenitude do sacerdócio. Que ele vos sirva dia e noite, intercedendo junto a vós pelo seu povo, e oferecendo os dons de vossa Igreja.
Pela força do Espírito Santo, que a plenitude do sacerdócio lhe comunica, conceidei-lhe o poder de perdoar os pecados segundo o vosso mandamento; que ele distribua os ministérios segundo o vosso preceito, e desligue todo o vinculo conforme o poder dado aos Apóstolos.
Pela mansidão e pureza de coração, que ele seja para vós oferenda agradável por Vosso Filho, Jesus Cristo. Por ele, ó Pai, recebeis com o Espírito Santo, a gloria o poder e a honra, na Igreja santa, agora e para sempre.” AMÉM.
E depois dessa prece linda e forte Dom Peruzzo unge a cabeça de Dom Ricardo com o bálsamo da missão do sacerdócio.
O Canto reflete bem esse momento:
“Preenche meu ser, preenche meu ser, Espírito unge meu ser. Em ondas de amor, ó vem sobre mim, Espírito unge o meu ser”.
D. Peruzzo entrega o Evangeliário que foi colocado sobre a cabeça de D. Ricardo e também são entregues outros símbolos que manifestam visivelmente o Ministério Episcopal como serviço da Igreja:
O anel Episcopal: símbolo da fidelidade do Bispo para coma Igreja, esposa de Cristo.
A Mitra: símbolo do esforço e de busca de santidade do Bispo
O Báculo: é símbolo do serviço pastoral, e do encardo de reger a Igreja a ele confiada, seguindo o exemplo de Cristo Bom Pastor.
Dando continuidade à celebração todos os presentes entregam como uma grande oferta esse momento de fé, de tradição e de muita esperança ao novo emissário da Palavra.
ESCOLHE, POIS, A VIDA…
Todas as leituras escolhidas por D. Ricardo para a liturgia desse dia apontavam para a missão de um bom pastor, das necessidades que essa vida revela, de suas renúncias, desafios e principalmente de um serviço para aqueles que são excluídos, para aqueles que ainda não conhecem Jesus Cristo, para aqueles que esperam uma voz, um gesto, um olhar, que revele o amor, a esperança e a alegria de Deus. Dom Peruzzo completa esse momento dizendo: “ Não perdemos um bom pastor em nossa diocese, mas oferecemos mais um a grande missão evangelizadora de Cristo”.