A Força da Amizade – um caminho com Padre Pio

Muitas vezes vamos ao cinema e somos surpreendidos com belas histórias, que nos fazem refletir muito sobre situações de nossa vida. O intuito das nossas reflexões semanais sempre foi esse: a partir de um filme ou de uma cena, podermos refletir sobre a vivência de nossa fé e, através disso, conseguirmos nos aproximar mais de Deus. De fato, Deus é identificado como a Verdade, o Bem e o Belo. Na beleza da arte, podemos sempre encontrar sinais do divino.

O filme que quero indicar hoje é um filme católico, pensado para as famílias católicas, para nossa reflexão sobre amizade, família, pureza e fé. Trata-se do filme A Força da Amizade: Um caminho com Padre Pio. Nele, vamos acompanhar as aventuras de Luca e Sebastião, dois amigos que decidem escrever um livro sobre a vida de São Pio e correm atrás de testemunhos de pessoas que conheceram e conviveram com esse santo, passando por diversos cenários belíssimos na Itália, em especial San Giovanni Rotondo e Pietrelcina.

Conheceremos nesse filme duas famílias católicas, porém com dificuldades diferentes, que encontram na fé a força para vencer. Luca é filho de um médico que trabalha no hospital fundado por Pe. Pio. Tem uma irmã mais nova, muito esperta e que gosta de amolar seu irmão com brincadeiras e questionamentos. Sebastião é filho único de uma mãe acamada e um pai alcoólatra, com quem tem uma difícil convivência. É de Luca que parte a ideia de escrever o livro sobre Padre Pio. Mesmo desacreditado por seus familiares, junto com seu amigo Sebastião, eles partem de bicicleta por cenários incríveis atrás de testemunhos e histórias para seu projeto.

Tendo como público alvo as crianças, A Força da Amizade é uma história muito simples e singela sobre o poder da amizade e a importância da família. É um filme católico, que preza pelos valores familiares que tanto defendemos. Diferente do bombardeamento de estímulos que os filmes de grandes estúdios são acostumados a nos entregar, com explosão de cores, barulhos e ações frenéticas a todo momento, cheio de efeitos especiais produzisdos por computador, o filme da Força da Amizade nos apresenta passos tranquilos, cenários belos e a inocência de duas crianças descobrindo como a amizade e a família são pontos chaves de equilíbrio em nossas vidas. Isso tudo tendo como ponto de base a história de São Pio de Pietrelcina.

Vale a pena, nesses dias, podermos parar um pouco o ritmo frenético de nossas vidas e acompanhar a história de Luca e Sebastião e descobrir junto com eles um pouco mais sobre a vida de Padre Pio. É bom sabermos que em meio a tantos filmes com orçamentos exorbitantes e muita propaganda, temos escondidinho no cinema um espaço tão próprio nosso católico, um filme tão belo e singelo. Quase como Davi lutando como Golias, precisamos nós, católicos, nos mobilizarmos para que nossas produções cresçam e ganhem mais lugar, para que cada vez mais nossa fé e nossos valores sejam conhecidos, num mundo que se distancia cada vez mais da fé. Tenho certeza que cada família que acompanhar A Força da Amizade vai sair das salas de cinema com o coração mais quente e com a sensação de paz, pois é isso que o filme transmite.

A Força da Amizade: Um caminho com padre Pio
Jean-Marie Benjamin, 2023