Na quarta-feira de cinzas inicia-se a Quaresma, período de preparação para a Páscoa, e nesta data é lançada em todo o Brasil a Campanha da Fraternidade. Pela manhã, em Brasília, houve a cerimônia de lançamento da CF 2019 na sede provisória da CNBB, apresentando os principais objetivos da Campanha. Também pela manhã, o Papa Francisco enviou mensagem ao povo brasileiro sobre a realização da CF, citando que “os cristãos devem buscar uma participação mais ativa na sociedade como forma concreta de amor ao próximo”.
Em Curitiba a abertura da Campanha foi realizada na Missa das Cinzas, às 12h, na Catedral Metropolitana, contando no período da manhã com momento coletivo de atendimento à imprensa.
“A indiferença ante os mais fracos é o claro sinal de que há um entorpecimento das consciências”. A fala do arcebispo de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo, dita na coletiva de imprensa do lançamento local da Campanha da Fraternidade 2019, aponta para a importância em ultrapassar a barreira da indiferença e resgatar sempre a aproximação com os irmãos que mais sofrem. “A Quaresma, que se inicia hoje, é tempo de conversão, de preparação para festejar a vitória de Cristo sobre os sinais de maldade e de morte, e a indiferença é um dos mais graves sinais de maldade”, comentou dom Peruzzo, ressaltando que a Campanha da Fraternidade ajuda a Igreja a olhar para si e aproximar-se destes irmãos que sofrem.
O tema da CF 2019 é “Fraternidade e Políticas Públicas” e o objetivo é “estimular a participação em políticas públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais da fraternidade”. O assessor da Dimensão Social da Arquidiocese, Padre Danilo Pena, comentou com os jornalistas a importância do tema: “A Igreja quer escutar a sociedade, os grupos mais vulneráveis. São esses grupos que apresentam as demandas e a Igreja se aproxima deste público, para ajudá-lo a apresentar suas demandas aos diferentes poderes e possam, juntos, elaborar políticas para que as pautas sejam construídas em comum”, diz o padre.
O arcebispo, ao responder pergunta sobre o tema da Campanha deste ano, destacou que não se trata de politização do Evangelho: “é levar o Evangelho aos horizontes particulares onde mais ele falta e é essencial, por meio da Fraternidade”. A coletiva de imprensa contou com presença de Dom Peruzzo, Padre Danilo Pena e do coordenador local da Campanha da Fraternidade, João Ferreira Santiago.
Missa das Cinzas: Às 12h, o arcebispo celebrou na Catedral de Curitiba a missa das Cinzas, que é finalizada com a tradicional Imposição das Cinzas – símbolo de penitência que marca o início da Quaresma. A missa marcou a abertura oficial da Campanha da Fraternidade 2019 na arquidiocese de Curitiba.
Durante o período intenso da campanha cada paróquia, comunidade, movimento e pastoral são incentivados a ver, analisar e criar ações que levem os fiéis a se comprometerem com participação cidadã nas Políticas Públicas por meio de gestos locais.
No dia 14 de abril, Domingo de Ramos, será realizada uma coleta nas igrejas para destinar recursos a obras sociais relacionadas com a Campanha da Fraternidade. O edital do Fundo Diocesano de Solidariedade – para inscrição de projetos sociais a serem apoiados neste ano – será disponibilizado nesta quinta-feira, 7 de março, no site da arquidiocese de Curitiba.
Fotos da Coletiva de Imprensa:
Fotos da Missa de Cinzas – Abertura da CF 2019:
Fotos: Téo Travagin