A partir desta segunda-feira, dia 27 de fevereiro, a Rádio Evangelizar vai colocar no ar uma nova série original, intitulada “Adoção, um Sublime Ato de Amor”. Com histórias comoventes e fatos verídicos, a produção da emissora trará relatos de famílias em processos de adoção tardia, além de dramas e lições emocionantes, extraídos da realidade das crianças consideradas “inadotáveis”, que são aquelas que têm algum tipo ou grau de deficiência física e mental, são adolescentes ou estão em abrigos junto dos irmãos.
Segundo os dados do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no Brasil há mais casais dispostos a adotar do que crianças e adolescentes à espera de um lar adotivo. Em 2021, 46.390 pessoas, manifestaram o desejo de adotar junto às instâncias judiciais competentes. 3.770 crianças e adolescentes aguardavam na fila da adoção, no mesmo período. Ou seja, havia mais candidatos a adoção do que crianças prontas para serem adotadas. Até agosto de 2022, eram 4.078 crianças, para 32.077 pretendentes. Em 2023, até o momento são 4.227 crianças e adolescentes, para mais 30 mil homens e mulheres que querem se tornar pais adotivos.
A explicação para a disparidade é que 37% destes meninos e meninas não se encaixavam no perfil apontado como o “desejado”. Esse é o caso de crianças ou adolescentes que vivem com HIV e outras doenças crônicas, ou que têm alguma deficiência física ou mental permanente. Além disso, a idade é também uma condição que pesa. Em 2022, das 32.596 pessoas que manifestaram o desejo de adotar “filhos do coração”, apenas 355 aceitavam crianças com mais de 12 anos de idade.
Já no episódio de abertura, a nova série original da Rádio Evangelizar vai contar a história comovente do casal Ingrid e Marcos Mendes. Mesmo com três filhos biológicos e orçamento limitado, eles adotaram cinco irmãos de uma única vez. A decisão permitiu que as crianças cresçam e se desenvolvam juntas. O casal criou uma ONG para apoiar e orientar outros candidatos a adoção, sobre a experiência e responsabilidade amorosa de todo processo.
Outro caso que vai ser contado na série “Adoção, um Sublime Ato de Amor” é o do rapaz Alexsander Paiva Lobo, de 21 anos, que decidiu que não queria ser adotado. Sem contato com a família de origem, da qual se separou aos 13 anos de idade, ele recebeu o convite de duas outras famílias para formar um novo lar, mas preferiu continuar na instituição. Os ouvintes da Rádio Evangelizar vão se emocionar quando conhecerem a história de superação do rapaz e entenderem as razões que levaram ele a tomar tal decisão. Alex fez diversos cursos profissionalizantes e, hoje, trabalha em um hotel de Curitiba.
Serão apresentadas, ainda, na segunda temporada da série, informações importantes sobre a Lei da Adoção no Brasil, com a participação do promotor de Justiça Francisco Zanicotti, titular da 2ª Promotoria de Justiça da Criança e do Adolescente de Curitiba, e sobre o funcionamento do primeiro aplicativo para adoção, o A.DOT, criado pela jornalista Adriana Rendak.
Assim como na série anterior da Rádio Evangelizar – “Milagres”, que contou histórias emocionantes de sobreviventes – a nova série da emissora terá quatro episódios de até 48 minutos, que serão lançados semanalmente, nas segundas-feiras, entre os dias 27 de fevereiro e 20 de março. A sequência vai ao ar no programa “Viva a Alegria” sempre às 9h da manhã, e também durante o programa “A Hora do Associado”, às 11h da manhã. A apresentação dos episódios fica a cargo da jornalista Fabiana Wantuch.
Os episódios da série serão distribuídos pela Rede Evangelizar e disponibilizados para a reprodução na grade de programação de quase 1.700 emissoras associadas e parceiras, espalhadas por todo o país. “O formato da série Milagres foi bem aceito pelos ouvintes das rádios”, comenta a produtora e uma das idealizadoras das séries, a jornalista Adriana Lopes. “Por mensagens de WhatsApp, os ouvintes disseram que adoraram as histórias e que se emocionaram bastante”, conta.
A série anterior, “Milagres”, já está disponível no canal do Spotify, uma das maiores plataformas de podcasts do mundo. Logo, os materiais serão adaptados para o formato de videocasts, que ficarão disponíveis nas redes sociais da emissora, além do canal no YouTube da Rádio Evangelizar. “O formato da série segue uma tendência do mercado da comunicação. A maneira de comunicar evolui, o público se renova e precisamos acompanhar essas mudanças”, acrescenta Adriana. “Os podcasts são uma tendência mundial. Ao acompanhar esse movimento e ampliar ainda mais nossa forma de comunicar a mensagem da Obra Evangelizar É Preciso, a gente pretende levar mais longe a emoção, a esperança e o amor ao próximo, pelos sinais, ondas e programação da Rádio Evangelizar”, finaliza.
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Com informações da Associação Evangelizar É Preciso