Agosto: mês em que celebramos o Jubileu de Ouro Episcopal de Dom Pedro Fedalto

IMG_6783

D. Pedro Fedalto comemora, em agosto, dois momentos especiais: os 90 anos de idade, que completa no dia 11, e os 50 anos como Bispo no dia 28. A Arquidiocese de Curitiba convida toda a população para a celebração do Jubileu de Ouro Episcopal de Dom Pedro Fedalto na Catedral Metropolitana, no dia 27 de agosto, às 9h.

D. Pedro Fedalto com o Papa João Paulo II em 1982
D. Pedro Fedalto com o Papa João Paulo II em 1982

O arcebispo emérito de Curitiba deixou as funções em maio de 2004, depois de importantes atuações na Igreja. D. Pedro foi responsável por ajudar a organizar a estadia de São João Paulo II em Curitiba durante a visita do Pontífice ao Brasil, em 1982, além de recepciona-lo durante a passagem pela capital paranaense. Foi durante seu arcebispado que organizou o 1º Sínodo Arquidiocesano entre 1987 a 1994.

Na virada dos anos 2000, um grande evento: uma cerimônia unitária do Crisma, em que D. Pedro e os bispos auxiliares, auxiliados pelos párocos, entregaram o sacramento do Crisma para 12.352 jovens no estádio Pinheirão. Foi D. Pedro também que mobilizou as últimas Missões Populares em toda a Arquidiocese de Curitiba, em 2000. “Fizemos em etapas. De agosto a dezembro, com quarenta mil missionários redentoristas em todas as paróquias”, conta.

Arcebispo Emérito de Curitiba
Arcebispo Emérito de Curitiba

D. Pedro teve papel importante na reestruturação e descentralização da Arquidiocese de Curitiba. Para

melhor evangelizar, descentralizou a Arquidiocese em quatro grandes áreas pastorais, divididas em 18 setores, contando 3 áreas aos bispos auxiliares e reservando para si o centro da Arquidiocese. Criou 74 novas paróquias, ordenou 74 padres diocesanos, e acolheu congregações femininas e masculinas.
Mesmo afastado das funções de arcebispo, D. Pedro continua ativo na Igreja. Hoje, mora no Seminário São José e dá aulas de boas maneiras e História da Igreja no Paraná para os meninos, além de celebrar missas semanalmente.D. Pedro teve papel importante na reestruturação e descentralização da Arquidiocese de Curitiba. Para melhor evangelizar, descentralizou a Arquidiocese em quatro grandes áreas pastorais, divididas em 18 setores, contando 3 áreas aos bispos auxiliares e reservando para si o centro da Arquidiocese. Criou 74 novas paróquias, ordenou 74 padres diocesanos, e acolheu congregações femininas e masculinas.

D. Pedro Fedalto é autor do livro História da Igreja no Paraná, lançado em 2014, e está trabalhando em uma obra sobre fatos e histórias que já viveu. Sempre gostou de registrar fatos, inclusive já escreveu um livro sobre a Colônia Rebouças, em Campo Largo, local em que nasceu e cresceu, quando do centenário de lá, em 1978.

Turma de D. Pedro Fedalto no Seminário, em 1946
Turma de D. Pedro Fedalto no Seminário, em 1946

 

Serviço

Celebração dos 90 anos de vida e 50 anos como Bispo de Dom Pedro Fedalto.
27 de agosto, 9h – Catedral Metropolitana de Curitiba.