Ano Mariano – Maria, a peregrina do amor

Resultado de imagem para "nossa senhora aparecida" tumblr

Sabemos que amor de mãe é capaz de mover montanhas pelo fruto de seu ventre, ou seja, a mãe faz tudo por amor aos seus filhos. E no Brasil, o amor de Maria por seus filhos se dá nas águas do Rio Paraíba do Sul, onde apareceu a três simples pescadores: João Alves, Domingos Martins Garcia e Felipe Pedroso, no ano de 1717.

Estes três pescadores levam a “Imagem Aparecida” para suas casas. Inicia-se aí a peregrinação de Nossa Senhora que caminha com o povo brasileiro, de casa em casa, com as suas devoções rezavam o terço, faziam pedidos e agradecimentos. Percebemos a fé fervorosa que o povo tinha para com a Virgem que encontraram nas águas, e que trazia consigo os traços marcantes da cultura e tradições deste povo.

Nos dias de hoje vemos com os nossos próprios olhos a grande quantidade de milagres, de graças e de testemunhos que nosso povo recebe de Nossa Senhora Aparecida. Para celebrar os 300 anos de sua presença em nosso meio, o Santuário Nacional de Aparecida preparou a peregrinação de Nossa Senhora em todas as arquidioceses, dioceses e paróquias, possibilitando a presença materna de Maria junto aos seus filhos. Ela foi ao encontro daqueles que necessitavam do seu amor, justiça, paz e esperança.

A Arquidiocese de Curitiba já passou por este momento marcante da peregrinação, que percorreu nossa arquidiocese dos dias 7 de agosto a 22 de novembro de 2015. A visita da virgem Aparecida foi de muita alegria, fé e devoção, pois ocorria a implantação de uma mentalidade missionária em nossas paróquias e comunidades, e até hoje assumimos com carinho e compromisso o Ano Missionário de nossa Arquidiocese.

Neste ano mariano caminhemos juntos com Maria seguindo o seu exemplo de mãe, discípula missionária e peregrina do Amor de Deus pela vida da humanidade.

Ir. Lucimar Nascimento de Novais, MAD