Ano Mariano – Os sinais de Aparecida – parte 2

No mês anterior nossa conversa foi referente aos sinais do sagrado que a imagem de Nossa Senhora Aparecida traz consigo e nesta edição do mês de junho daremos continuidade aos sinais de Aparecida.

Maria está grávida: se olharmos com atenção para a imagem de Nossa Senhora Aparecida notaremos que ela está grávida. Maria, conforme nos narram os Evangelhos, é mulher escolhida por Deus para que gerasse seu Filho, Jesus (Cf. Mt, 1, 18- 25; Lc 1, 26-38). Desta forma, também nos convida a sermos geradores de Jesus em meio à nossa sociedade de hoje.

Maria está sorrindo: ao contemplar a imagem da Mãe Aparecida perceberemos que está com um sorriso nos lábios. Este sorriso nos recorda uma das principais características do cristão que é a alegria. Alegria que brota de fazer a vontade de Deus e colaborar com o seu Reino de Amor. Que sejamos alegres anunciadores do evangelho de Jesus.

Maria tem traços de nosso povo: Este detalhe da imagem de Nossa Senhora aparecida é bem visível aos nossos olhos, basta olhar a sua cor que é a cor da maioria de nossa população brasileira; sem o manto e a coroa é possível perceber que a mãe Aparecida tem os cabelos encaracolados, outro fator típico de nosso povo. Como é gostoso perceber a riqueza de detalhes que Deus nos presenteou ao nos dar uma mãe tão parecida conosco.

Maria tem um anjo abaixo de seus pés: este detalhe na imagem evidencia a fé que professamos pela Tradição de nossa Igreja. Maria, ao cumprir a sua missão na terra, foi elevada ao céu como nos apresenta o Documento Lumen Gentium, no número 62. Sua Assunção nos convoca a levarmos uma vida como ela viveu de total entrega à vontade de Deus, vida de serviços aos que precisavam dela e vida de oração.

Ao finalizar esta breve apresentação dos sinais de Nossa Senhora Aparecida, aprendemos o quanto é importante contemplar não só as palavras que falam de Maria, mas também a sua imagem que é uma verdadeira catequese sobre a sua personalidade. Podemos dizer que é uma catequese mariana.

Que Nossa Senhora Aparecida nos ajude na caminhada de discípulos missionários de Jesus, assim como ela foi!

Ir. Lucimar Nascimento de Novais, MAD