Aprovada a lei que institui o Dia Nacional do Terço dos Homens!

O Congresso Nacional decretou na última terça-feira (25) a lei nº 14.558/23, que institui o Dia Nacional do Terço dos Homens.

A data escolhida para essa celebração é o 08 de setembro, dia da Natividade de Nossa Senhora.

O projeto de lei havia sido aprovado pela Câmara dos Deputados em 2022 e seu decreto foi publicado no Diário Oficial da União do dia 26 de abril de 2023.

A tradição

Terço dos Homens é um movimento mariano brasileiro que consiste na reza do terço em grupos de homens leigos organizados nas mais diversas paróquias e comunidades do Brasil.

O origem da devoção do Terço dos Homens no mundo é desconhecido. No Brasil, foi fundado pelo Frei Peregrino, no dia 8 de setembro de 1936, no estado de Sergipe.

A tradição cresceu e tomou conta do país, sendo tema de Romarias e Encontros que movimentam centenas de fiéis, e tem como principal objetivo engajar os homens de todas as gerações, aproximando-os da Igreja através da devoção por Nossa Senhora.

Por Suelen Pereira
Comunicação da Arquidiocese de Curitiba