As atividades do Dia da Padroeira de 2016 começam em 5 de setembro com o tríduo preparatório que vai até o dia 7. A Solenidade de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, por sua vez, ocorre no dia 8.
Na programação estão previstas missas, celebração com coroação da imagem da padroeira, oração do terço, procissão à Catedral Basílica, e consagração da Arquidiocese à Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, divididos entre a Catedral e o Santuário da Padroeira.
Além do Dia da Padroeira, em agosto também é comemorado o aniversário da Catedral de Curitiba, inaugurada em 7 de setembro de 1893. Segundo Gabriel Antônio Forgati, graduando em História – Memória & Imagem – pela Universidade Federal do Paraná e arquivista da Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, a literatura indica que a catedral é a “mãe” das outras igrejas da diocese e uma dupla representação: a do templo que se constrói dentro dos fiéis, e como imagem da Igreja visível de Cristo.
“Quando inaugurada, a Catedral ainda se chamava ‘Matriz de Curitiba’, pois ela é a sede do bispo, e na época Curitiba ainda não era diocese instalada, apenas criada. Passou a se chamar ‘Catedral’, de fato, com a posse do 1º Bispo, Dom José de Camargo Barros, em 30 de setembro de 1894, que instalou, enfim, a Diocese”, explica Forgati.
No dia da Solenidade da Padroeira serão vendidos salgados, doces e bebidas no jardim lateral da Igreja. O Bazar da Ação Social e a loja de artigos religiosos também estarão funcionando.
Confira a programação completa: