Agora já é possível acompanhar a Liturgia dominical, as partes fixas da Missa com o Povo e as principais orações de devoção em um único exemplar. A Arquidiocese de Curitiba acaba de lançar a obra “A Celebração da Missa”, uma edição especial para acompanhamento das missas dominicais do ano B (o ano litúrgico que começou no dia 29/11/2020, 1o domingo do Advento).
Os exemplares já estão disponíveis na Livraria da Arquidiocese de Curitiba ao preço de R$ 15.
O que é ano B?
O ano litúrgico tem uma divisão um pouco diferente do ano civil. Ele tem início no primeiro domingo do advento, portanto, por pouco mais de um mês, fica diferente do ano civil. Para que os fieis possam acompanhar a Bíblia de forma mais profunda, nas celebrações das missas, a Igreja dividiu as partes mais importantes do texto sagrado em três anos, A, B e C. Nos anos “A”, a leitura principal da Missa segue o Evangelho de São Mateus. Nos anos “B”, o foco é no Evangelho de São Marcos e nos anos “C” é apresentado o Evangelho de São Lucas. Já o Evangelho de São João é apresentado em ocasiões especiais, como solenidades e datas festivas da Igreja.
Como se considera que o ano 1 da era cristã tenha sido “A”, o seguinte é “B” e o próximo é “C”. Desta forma, a cada três anos, repete-se o ano “A”. Para se descobrir se o ano será “A”, “B”, “C”, basta somar os algarismos do ano. Os anos cuja soma dos algarismos seja múltiplo de 3 são considerados anos “C”. Os que têm soma de múltiplo de 3 +1 são os “A” e os que alcançam múltiplo de 3+2 são os “B”. Veja os exemplos:
2018: 2+0+1+8= 11 — múltiplo de 3 (9) + 2 = ano B
2019: 2+0+1+9= 12 — múltiplo de 3 = ano C
2020: 2+0+2+0= 4 — múltiplo de 3 (3)+1 = ano A
2021: 2+0+2+1= 5 — múltiplo de 3 (3) + 2 = ano B
Jornalista Adriane Werner (Mtb 3413) – coord. Comunicação Arquidiocese de Curitiba