Arquidiocese de Curitiba lança Edital FDS 02/2022

Nesta segunda-feira, dia 15 de agosto de 2022, a Arquidiocese de Curitiba, por intermédio do Conselho Gestor do Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS), tornou pública a abertura do Edital FDS 02/2022.

A iniciativa é o gesto concreto da Campanha da Fraternidade 2022 (CF 2022) e visa contemplar instituições locais com até R$12.000,00 em projetos que estejam submetidos em um dos eixos propostos pelo edital e que fomentem o desenvolvimento comunitário.

:: Fundo Diocesano de Solidariedade contempla 14 projetos sociais

Como a CF 2022 traz o tema: “Fraternidade e Educação” e o lema: “Fala com sabedoria, ensina com amor” (cf. Pr 31,26), os eixos propostos no edital são:

  • Eixo I – Educar para uma nova economia: Projetos/ações educativos que fomentem uma economia que não estejam baseadas no mercado de trabalho feroz e nas instituições financeiras.
  • Eixo II – Educação para a solidariedade e fraternidade: Ações/projetos que trabalhem e incentivem o desenvolvimento pessoal e social da família ou indivíduo, buscando elementos para a garantia dos direitos fundamentais e o exercício da cidadania e proteção dos excluídos socialmente.

Pastorais, paróquias, movimentos eclesiais e demais instituições e entidades do terceiro setor poderão participar, desde que estejam com a sua situação fiscal regular e que trabalhem com a temática proposta pela CF 2022. Caso contrário, as propostas serão desclassificados.

O período para a inscrição dos projetos sociais vai de 15 de agosto até o dia 05 de setembro de 2022. Cada instituição proponente poderá submeter mais de um projeto, porém o Conselho Gestor do FDS avaliará e aprovará somente um projeto por instituição.

As propostas apresentadas ao FDS também devem seguir o roteiro para elaboração de projetos ao FDS 2022 – Anexo 1.

campanha_da_fraternidade_2022-172317_1920-510-0-0

[accordion autoclose=false clicktoclose=true]

[accordion-item title=”O QUE É O FUNDO DIOCESANO DE SOLIDARIEDADE?“]

O Fundo Diocesano de Solidariedade é resultado da Coleta Nacional da Solidariedade que acontece todos os anos como gesto concreto da Campanha da Fraternidade (CF). Dos valores arrecadados pela Coleta Nacional, 60% serão destinados ao Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS), os demais 40% serão destinados ao Fundo Nacional de Solidariedade (FNS). O Fundo tem como finalidade apoiar projetos que combatam a exclusão social e contribuam para a redução das desigualdades sociais, garantindo sua aplicação em favor de iniciativas que concretizem os objetivos da Campanha da Fraternidade de cada ano.

[/accordion-item]

[accordion-item title=”COMO AJUDAR?“]

Um dos modos de estabelecer a comunhão com o próximo é viver a solidariedade como compromisso de amor. Um amor que partilha, que cuida e também se doa. Para isso, em todo Domingo de Ramos é realizada a Coleta Nacional da Solidariedade, onde 60% do valor arrecadado é destinado para ações sociais das dioceses e 40% é destinado ao Fundo Nacional de Solidariedade da CNBB.

Com a contribuição financeira, chega-se a muitas pessoas a quem, pela fé em Jesus Cristo, chamamos irmãos e irmãs. A alegria de quem doa sempre encontra o sorriso e a gratidão de quem precisa e recebe essa ajuda.

[/accordion-item]

[accordion-item title=”COMO SE DÁ O ACESSO AO FDS DA ARQUIDIOCESE DE CURITIBA?“]

O FDS da Arquidiocese de Curitiba recebe as demandas dos grupos através da apresentação de projetos (o roteiro para a formulação está disponível no anexo 1 do Edital FDS 02-2022). São incentivados prioritariamente projetos que atendam os gestos concretos da Campanha da Fraternidade, este ano em especial, nos seguintes eixos:

EIXO 1. Educar Para Uma nova Economia;

EIXO 2. Educação Para A Solidariedade E Fraternidade;

[/accordion-item]

[accordion-item title=”EDITAL FDS 02-2022“]

Confira clicando aqui o EDITAL FDS 02/2022.

Clique aqui para download do Roteiro de Inscrição do FDS.

[/accordion-item]

[/accordion]

__

Por

Arquidiocese de Curitiba