Arquidiocese em conversa com candidatos a vereadores de Curitiba

Encontro realizado na Paróquia Divino Espírito Santo reuniu cerca de 100 participantes

“Devemos nos envolver na política, pois a política é uma das formas mais altas da caridade, porque busca o bem comum” – Papa Francisco

Incentivar os cristãos a terem voz ativa na política, votando com responsabilidade e consciência, e estimular os candidatos a serem membros ativos em seus cargos, agindo com coerência e integridade: esse foi o propósito do “Encontro Pela Paz”, evento que aconteceu no último dia 2, na Paróquia Divino Espírito Santo.

O evento, que uniu aproximadamente 100 candidatos a vereadores de diversos partidos da cidade de Curitiba, contou com a presença do Arcebispo Dom José Antônio Peruzzo e com o Padre Mário Spaki, Secretário Executivo do Regional Sul 2, numa conversa sobre conscientização política e suas demandas.

A pauta do evento girou em torno da Cartilha de Orientação Política, publicação lançada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no ano de 2016, que visava a conscientização política dos cristãos. Segundo o Padre Mário Spaki, foram fabricadas 240 mil unidades da cartilha para serem vendidas às igrejas, além de ter o arquivo eletrônico enviado a todas as dioceses do Brasil. Entre os pontos principais da conversa, comentou sobre as práticas antiéticas que acontecem em algumas campanhas políticas, como o chamado “assistencialismo social”, onde um candidato fornece brindes, remédios, cadeiras de rodas, óculos, entre outros benefícios em troca de votos.

Segundo Dom José Antônio Peruzzo, o cristão deve assumir as escolhas políticas com responsabilidade: “É importante que votemos com consciência. É importante que cumpramos nosso dever cívico”. O Arcebispo ressaltou ainda a relevância de mostrar os pontos comuns entre a fé professada e a responsabilidade política assumida, visando sempre o bem comum. Finalizou o encontro com uma benção aos presentes, mas antes ainda ressaltou a importância de conhecimento do conteúdo da cartilha. “A própria paróquia deve conhecer e saber o que é permitido ou não na legislação eleitoral”.

O Encontro pela Paz com os candidatos a vereador de Curitiba fez parte de um conjunto de ações que a Arquidiocese de Curitiba estabeleceu neste ano de 2016, visando incentivar a participação política dos cristãos católicos. Ainda em setembro, no dia 16, a Arquidiocese de Curitiba deve promover um bate-papo com os candidatos à prefeitura de Curitiba.