“Arte e beleza têm tudo a ver com evangelização”

Foto: Andréia Bueno

A cantora Ziza Fernandes vem a Curitiba para realizar um show no dia 29 de julho e traz no mesmo final de semana dois eventos que lidam com questões inovadoras na Igreja: O Meeting de Criatividade, para artistas e comunicadores das pastorais e movimentos; e o Congresso Humanitas para Mulheres. Ziza conversou com a equipe da Arquidiocese:

“Você sabe por que nem sempre conseguimos trazer a Boa Nova de Jesus? Porque muitas vezes nossa forma de evangelizar parece remendo novo em roupa velha, não é mesmo?” É assim, sem receios de mexer tradicional, que a cantora Ziza Fernandes fala sobre algumas das necessidades atuais da Igreja para conseguir de fato ‘tocar’ as pessoas.

Ela nasceu e foi criada no Paraná. Cresceu num lar com forte influência musical religiosa, sendo a música uma linguagem familiar. Desde muito cedo, expressou seu interesse pela arte. Completou em 2015 vinte e cinco anos de carreira e para comemorar com o público tem percorrido o Brasil (e o mundo) com o show ‘Segredos’. Em Curitiba o show acontece em 29 de julho, no Cenáculo Arquidiocesano. (ingressos no Alo Ingressos).

Mas além do show, Ziza se preocupou em trazer para Curitiba eventos para conversar em nossa cidade sobre evangelização, arte e beleza. O Meeting de Criatividade, nos dias 28 e 29 de julho é um encontro inédito para quem trabalha com criatividade na Igreja: publicitários, fotógrafos, jornalistas, designers, agentes da Pastoral da Comunicação, Pastoral Litúrgica, músicos e equipes do canto litúrgico. Já o
Congresso Humanitas, no dia 30 de julho, é voltado para o público feminino da Igreja, trabalhando auto-conhecimento e estrutura psicológica e a formação da mulher virtuosa, como ser moral, político, literário e especialmente artístico.

Ziza, por que trazer esses eventos para Curitiba?

A cidade de Curitiba nos recebeu de braços abertos para que pudéssemos trazer os eventos inéditos da Oficina Viva Produções, minha produtora de eventos. É uma alegria muito grande que essa estreia possa acontecer no meu estado querido onde nasci. Esperamos que esta iniciativa gere muitos frutos para a Igreja local.

O Meeting de Criatividade é um encontro inédito por misturar arte, comunicação e beleza. Qual o grande benefício que esse encontro vai trazer?

Diariamente enfrentamos em nossa Igreja o desafio de transmitir a Boa Nova de Jesus Cristo de alguma forma capaz de atrair a atenção das pessoas. E por que nem sempre conseguimos? Porque muitas vezes nossa forma de evangelizar parece “remendo novo em roupa velha”, não é mesmo? Por este motivo, o Meeting de Criatividade foi pensado para proporcionar uma formação integrada onde os participantes possam pensar diferentes esferas da vida que podem contribuir para um trabalho de evangelização novo.

Já o Congresso Humanitas lida com um assunto que não é comum no dia a dia da Igreja, que é o autoconhecimento feminino. O que as participantes podem esperar?

Além de uma fomentação do auto-conhecimento e estrutura psicológica, o conteúdo abraça o estímulo de crescimento diante do ideal de mulher sábia e também se estende à formação da mulher virtuosa, como ser moral, político, literário e especialmente artístico. Numa proposta integrada e participativa, esperamos provocar uma melhora significativa na vida da participante e consequentemente na presença vital da mulher na Igreja.

PARTICIPE:

banner-1-meeting