Caríssimo Padre!
Alegra-me poder contatá-lo novamente. Acredito que por este meio eletrônico nossas correspondências se tornam mais ágeis e imediatas. Também os custos são menores.
Espero que estas linhas o encontrem bem motivado para a vida e ministério pastoral. Faço votos de que seu trabalho seja-lhe motivo das mais singelas alegrias.
Quero, ademais, lhe comunicar sobre a nossa Assembleia do Clero, anteriormente prevista para os próximos dias 11-13 de agosto. Após cuidadosas avaliações e reuniões pareceu melhor transferi-la para os dias 17-18 de novembro. A transferência se explica especialmente por alguns motivos de caráter pastoral bastante práticos. Eis alguns:
Estou mantendo reuniões com os padres de todos os setores. Os temas são diretamente ligados ao trabalho evangelizador em nossa Arquidiocese. Dos próprios padres chega a recomendação de que são encontros necessários, que devem estender. Mas é preciso tempo para encontrar-me com todos.
Estamos em dinamismo de missionariedade. Há paróquias já com alguns passos percorridos; outras ainda em preparação; outras ainda precisam começar. Antes de novas reflexões é preciso efetivar algumas realizações. Apressar de pouco ajuda.
Precisamos constituir um novo Conselho de Presbíteros. Dele serão escolhidos os membros do novo Colégio de Consultores. Entretanto, vejo conveniente ter maiores contatos com os padres (diocesanos e religiosos). Tenho em grande apreço a maneira colegiada de cuidar de uma Igreja Particular. Mas para isso é preciso que haja as primeiras experiências de afinidade e de familiaridade.
Sei que alterações de agendas e de compromissos sempre causam transtornos. Mas creio que posso contar com a compreensão de cada um. E, estando a vários meses da data do evento, acredito que os ajustes de agenda não serão tão complicados.
Deixo-lhe um grande abraço.
Dom José Antônio Peruzzo