Associação dos Reitores recomeça as atividades em 2023

A ARSEM (Associação dos Reitores e Formadores de Seminário da Província Eclesiástica de Curitiba) recomeçou as atividades do ano de 2023 com a tradicional 1ª Reunião no Seminário São José, em Curitiba (PR).

Houve uma amistosa acolhida por parte do padre Osmair José Prestes, reitor do Seminário Menor e do Monsenhor Francisco Fabris, diretor espiritual, que ofereceram um delicioso café. Em seguida, os presentes recitaram a Hora Média, na Capela Central, acompanhados pelo som do histórico órgão de tubos, recém-restaurado.

Ricas foram a partilha e a calendarização anual, destacando-se a generosidade dos membros para acolher as próximas assembleias em suas respectivas Casas de Formação.

A palestra do dia foi feita pelo fundador da ARSEM, dom Pedro Fedalto que, no auge dos seus 96 anos, refletiu acerca da “Unidade na Diversidade” e encorajou os formadores.

O padre Fabiano Dias Pinto, presidente da ARSEM, agradeceu aos 40 participantes que atuam na Formação Presbiteral nesta Província Eclesiástica Birritual. “Os membros natos deste grupo são todos aqueles que atuam diretamente na formação presbiteral, mas sobretudo os reitores, mestres e diretores espirituais no território Metropolitano da Arquidiocese de Curitiba e da Arquieparquia São João Batista dos Ucranianos”, complementou.

Associação reitores 2023

As REUNIÕES DA ARSEM ocorrem nas segundas quartas-feiras de cada mês, das 8h às 11h, cada vez em um Seminário diferente. Aí busca-se nas Assessorias e Formações, mas sobretudo no convívio e troca de experiências do cotidiano de cada Seminário, um fortalecimento da fraternidade daqueles que tem em comum a missão de preparar os presbíteros do futuro. E para isso, a condivisão de “alegrias e esperanças” é fundamental!

__

Por
Padre Fabiano Dias Pinto
Presidente da ARSEM