Pela primeira vez será realizado no Brasil a iniciativa ‘Átrio dos Gentios’, um encontro promovido pelo Vaticano que visa debater o diálogo entre a ciência, a cultura e a fé. O encontro será realizado entre os dias 11 e 13 de abril, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).
A iniciativa tem como promotores o Instituto Ciência e Fé, da PUCPR, a Arquidiocese de Curitiba e a Conferência Nacional dos Bispos no Brasil (CNBB) e deverá reunir intelectuais, artistas, acadêmicos cristãos e não cristãos, para discussões e debates de temas que tocam, antes de tudo, a existência humana e sua relação com o transcendente.
O Arcebispo de Curitiba Dom José Peruzzo esteve presente na cerimônia de lançamento do evento, em fevereiro, e na ocasião comentou a importância do evento: “Ciência sem fé faz do saber um grande poder, que pode ser desvirtuado pelas fraquezas humanas e a fé sem ciência pode fazer ofertas a um Deus desconhecido”.
Programação
Para explorar o tema central do evento “Deus, Cosmos, Humanidade: um diálogo de fronteiras”, diversas atividades estão programadas. Na segunda-feira (11), por exemplo, acontece o debate sobre ciência e religião entre o cardeal italiano Gianfranco Ravasi – presidente do Pontifício Conselho para a Cultura – com o astrofísico Marcelo Gleiser.
Há ainda um encontro de Ravasi com os jovens, programado para terça-feira (12), para discutir temas do cotidiano. O escritor Luli Radfahrer estará presente para falar sobre a relação entre espiritualidade e tecnologia. Na terça-feira, a PUCPR também concederá o título de Doutor Honoris Causa ao cardeal.
Para discutir “Utopia e transcendência na poesia e na literatura brasileira”, os escritores Cristovão Tezza e Marcelo Coelho irão se encontrar na quarta-feira. Para o fechamento, show da Família Lima, que mescla clássica com o estilo pop.
“Acreditamos que estes temas nos instigam a perguntar sobre as possibilidades de aproximação dessas três dimensões essenciais para nossa existência; questões que em algum momento da vida temos coragem de fazer para nós mesmos”, esclarece o diretor do Instituto Ciência e Fé da PUCPR, Fabiano Incerti, um dos idealizadores do evento no Brasil.
Fonte: PUC-PR e Portal A12