Bandeira Laranja – Igrejas redobram cuidados, mas permanecem abertas

A Prefeitura de Curitiba divulgou na tarde desta sexta-feira, 27 de novembro, novo decreto com alertas e restrições para evitar colapso do sistema de saúde, graças ao crescimento de contágio pelo novo coronavirus. O decreto determina a volta da bandeira laranja na cidade, com fechamento de bares, proibição da realização de festas e restrições nos horários de funcionamento do comércio de rua. O documento não cita qualquer alteração em relação à abertura das Igrejas. Ou seja, permanecem permitidas as celebrações presenciais, desde que obedecidas as regras de distanciamento social e os cuidados com a população de risco.

Assim, os cuidados devem ser redobrados, especialmente em relação aos idosos, que devem permanecer em casa. Para as celebrações presenciais, deve-se respeitar o limite máximo de 30% para a ocupação dos templos. As celebrações devem ser mais breves. Além disso, todos devem intensificar as rotinas de higienização das mãos e o uso de máscaras. Também permanecem autorizados os trabalhos de distribuição da sagrada comunhão em lugares abertos ou no sistema drive-thru.

As orientações permanecem as mesmas, mas os cuidados devem ser redobrados. (Foto: Patryck Madeira - Arquidiocese)
As orientações permanecem as mesmas, mas os cuidados devem ser redobrados. (Foto: Patryck Madeira – Arquidiocese)

Jornalista Adriane Werner (Mtb 3413), coord. Comunicação Arquidiocese de Curitiba