Bate-Papo sobre a Iniciação à Vida Cristã

O tema central da 55ª Assembleia dos Bispos do Brasil, que aconteceu em Aparecida (SP) de 26 de abril a 05 de maio deste ano, foi a Iniciação à Vida Cristã: Itinerário para formas Discípulos Misisonários. Um assunto de grande importância para Igreja do Brasil que, em breve, publicará um documento oficial.

No bate-papo o Bispo de Goiás, Dom Eugênio explicou o que era de fato a iniciação. Segundo o Bispo atualmente poucas pessoas conhecem intimamente quem é Jesus e que os valores de Cristo estão em falta. “A iniciação cristã é um tentativa de iniciar as pessoas a seguir Jesus, de conhecê-lo através da Bíblia, da caridade e da oração. Através da iniciação queremos formar discípulos de Jesus”, completou o Dom Eugênio.

Ainda sobre a formação de novos seguidores de Jesus, o Bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre (RS), Dom Leomar Brustolin explicou o que é Mistagogia. Segundo Dom Leomar é educação para o mistério. “A Mistagogia quer acentuar a formação de discípulos missionários, não apenas pessoas que conhecem a noção da fé cristã”.

O Arcebispo de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo, foi o presidente da comissão que preparou o tema e comentou que a Iniciação Cristã é um tema que aflorou com força e que é necessário para a Igreja.

Confira o bate-papo completo no vídeo abaixo, uma conversa com alguns bispos, membros da Comissão que preparou o tema para a Assembleia.

Fonte: CNBB SUL 2