De forma híbrida, bispos do Conselho Episcopal de Pastoral do Paraná realizaram segunda reunião anual

O Conselho Episcopal de Pastoral do Regional Sul 2 da CNBB realizou a segunda reunião do ano nessa terça-feira, 9 de agosto, de forma híbrida. Esse conselho se reúne duas vezes por ano e é formado pelos bispos da presidência do Regional, por um bispo representante de cada Província Eclesiástica e um bispo da Igreja Católica do rito Ucraniano.

Participaram da reunião, presencialmente, na sede do Regional, em Curitiba (PR): o presidente, dom Geremias Steinmetz (arcebispo de Londrina); o vice-presidente, dom José Antônio Peruzzo (arcebispo de Curitiba); o secretário, dom Amilton Manoel da Silva (bispo de Guarapuava); representando a província de Curitiba, dom Sergio Arthur Braschi (bispo de Ponta Grossa), e a província de Cascavel, dom Edgar Xavier Ertl (bispo de Palmas-Francisco Beltrão). Participaram de forma remota, o representante da província eclesiástica de Londrina, dom Carlos José de Oliveira (bispo de Apucarana) e o secretário executivo da CNBB Sul 2, padre Valdecir Badzinski, que se encontrava em Brasília (PR) para a reunião da equipe nacional de animação do Sínodo 2023.

Esse Conselho Episcopal de Pastoral tem por objetivo tratar de assuntos referentes à caminhada pastoral da Igreja no Paraná e questões administrativas do Regional. Segundo estatuto da CNBB Sul 2, o Conselho é “um instrumento de apoio à Presidência, trazendo-lhe a realidade das Dioceses e a caminhada das pastorais e organismos; é também um elo de comunicação do Regional com as Dioceses”.

Um dos principais assuntos em pauta na reunião foi a preparação para a 42ª Assembleia do Povo de Deus, que será realizada entre os dias 23 a 25 de setembro, simultaneamente, nas quatro províncias eclesiásticas do Paraná (Curitiba, Maringá, Cascavel e Londrina). Cada província fará a organização local, mantendo o mesmo tema e as mesmas questões a serem partilhadas. Neste ano, estima-se a participação de mais de 700 pessoas ao todo.

Outro assunto da pauta, sobre o qual os bispos dedicaram um bom tempo, foi sobre a Missão São Paulo VI, que a Igreja do Paraná mantém no país da Guiné-Bissau, África. Questões do retorno e do envio de missionários, questões pastorais e administrativas. Os bispos também conversaram sobre a visita pastoral missionária, prevista para os dias 2 a 10 de novembro, na qual dom Geremias Steinmetz fara a inauguração oficial e bênção da Escola da Missão.

Os bispos também trataram sobre o ano eleitoral e a repercussão da Cartilha de Orientação Política 2022, a caminhada pastoral da Igreja do Paraná, questões administrativas e financeiras do Regional, analisaram novos projetos de evangelização e planejaram algumas datas para 2023. A reunião concluiu-se às 16 horas.

Karina de Carvalho

Assessora de Comunicação da CNBB Sul 2