Bolo da Padroeira do Brasil terá 5 mil medalhinhas no Santuário Perpétuo Socorro

O Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Curitiba (PR), comemora o dia da Padroeira do Brasil (12) com missas, novenas, bênçãos, confissões, apresentação musical infantil e a tradicional venda do bolo. Este ano, serão 5 mil medalhinhas da santa espalhadas pelo doce.

O padre Celso Cruz, CSsR, reitor do Santuário, fala sobre o sentido de encontrar a medalha em um pedaço de bolo:

“Muitas pessoas vêm até o Santuário em busca de uma graça. E encontrar a medalha de Nossa Senhora, o rosto da Mãe que é amor e que traz para nós proteção, significa também a graça sendo alcançada, ou pelo menos a certeza de que estamos no caminho certo.”

As vendas iniciam às 6h, horário da primeira novena. De hora em hora haverá a consagração a Nossa Senhora Aparecida e às 11h está prevista a apresentação musical infantil e coroação da Padroeira. O Santuário também terá uma tenda externa preparada exclusivamente para abençoar os fiéis.

Foto: PASCOM Santuário Perpétuo Socorro

História do bolo

A tradição do bolo no Santuário Perpétuo Socorro começou tímida, até mesmo sem local adequado para o preparo.

O doce foi preparado pela primeira vez em 2017, com o objetivo de arrecadar fundos para custear as obras do Centro Redentorista Santo Afonso (CRSA), que na época estava em fase final de construção. O Santuário então pediu ajuda para uma paróquia vizinha, que gentilmente cedeu a cozinha toda equipada e dezenas de voluntários para a produção do bolo de 100 metros de comprimento.

Ao longo dos anos, a procura pelo bolo aumentou e as “medalhas milagrosas” também ajudaram na finalização da obra do CRSA. Padre Celso, sacerdote ousado e de muita fé, sempre confiante na providência Divina, assumiu a empreitada e colocou a mão na massa. Juntamente com lideranças, devotos e voluntários, o sacerdote adquiriu forno industrial, batedeiras para confeitaria, assadeiras para as massas de pão de ló e outros utensílios necessários para equipar a cozinha do bolo.

De lá para cá, são preparados três bolos por ano: um com medalhas de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no mês de junho; outro em agosto, para comemorar São Tarcísio, Padroeiro dos Coroinhas; e outro em outubro, com as medalhas de Nossa Senhora Aparecida.

Este ano, o valor arrecadado com a venda do bolo será utilizado na manutenção do Santuário e das obras sociais que são promovidas em prol das centenas de famílias que são atendidas pelo CRSA. Na receita, serão usados ovos, farinha de trigo, açúcar, fermento em pó, doce de leite e ingredientes surpresa para dar um sabor especial ao doce.

Cerca de 100 voluntários participam da confecção e venda do bolo este ano.

whatsapp-image-2022-10-11-at-11-08-53

Programação

Confira a programação do Santuário Perpétuo Socorro para o dia 12 de outubro, data de celebrar a Padroeira do Brasil:

7h – Missa e novena
11h – Tradicional Novena, Apresentação Musical Infantil e Coroação de Nossa Senhora Aparecida
12h – Missa e novena
21h – Missa e novena
*Das 6h às 22h novenas de hora em hora e consagração à Nossa Senhora Aparecida.

Perpétuo Socorro - Aparecida

SERVIÇO:

Distribuição do Bolo com medalhas de Nossa Senhora Aparecida

Dia: 12 de outubro de 2022
Horário: das 6h às 22h
Local: Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Praça Portugal, s/n – Alto da Glória, Curitiba-PR)
Informações: (41) 3253-2031

__

Informações e fotos do Departamento de Comunicação do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Curitiba.