Brasão

Descrição Heráldica – Brasão Arquidiocese de Curitiba

Cruz de lorena com duas hastes horizontais, próprio para as arquidioceses, à destra (direita) e báculo à sinistra (esquerda) de jalde (ouro), timbrando o brasão em forma de cruz de santo André, ou seja decussados. O conjunto recebe sobre o brasão uma mitra episcopal preciosa de metal argente (prata), bordeada, titulada, circundada e infulada de metal jalde, em título três cruzes de goles (vermelho) em círculo também três cruzes em goles, em cada infula uma cruz de goles. Em pala a destra e sinistra do título uma cruz de jalde centralizada por uma pérola. Repousa sobre o conjunto um escudo inglês em campo de goles, um pinheiro de jalde com as raízes expostas posto em abismo, uma estrela de oito pontas de jalde posta tem chefe. Sob o escudo um listel de jalde, forrado de goles, com a inscrição do nome da Arquidiocese e das datas de fundação da diocese a destra e elevação a Arquidiocese a sinistra, escrita com letras de cendrée (cinza). O Brasão segue as normas heráldicas para arquidioceses. Sua inspiração segue os traços do escudo do município de Curitiba, compartilhando o esmalte vermelho e o pinheiro, porém com características próprias: o pinheiro é todo de ouro, mostrando sua nobreza e fazendo referência à árvore da vida, mas com as raízes elevadas, mostrando a realidade sobrenatural da Igreja: no mundo, mas não do mundo. A estrela de oito pontas sobre o pinheiro representa Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, a Estrela da manhã que precede o Sol da Salvação. O esmalte vermelho no escudo simboliza a misericórdia divina, de cuja Igreja é instrumento.

Desenvolvido por Padre Anderson Bonin