A Arquidiocese de Curitiba tem promovido ações que visam incentivar o engajamento político dos cristãos. O Papa Francisco já se posicionou sobre a importância do cristão envolver-se com a política e, em uma de sua declarações, disse: “Os leigos cristãos devem trabalhar na política. Dir-me-ão: não é fácil. Mas também não o é tornar-se padre. A política é demasiado suja, mas é suja porque os cristãos não se implicaram com o espírito evangélico. É fácil atirar culpas… mas eu, que faço? Trabalhar para o bem comum é dever de cristão”.
Neste sentido, a Arquidiocese de Curitiba tem promovido alguns encontros e debates “pela Paz”, para incentivar os cristãos a participarem de forma consciente da política sociedade. Os eventos são baseados na cartilha lançada no ano de 2016 pela CNBB, cujo título é “A Igreja e as Eleições 2016 – O Cidadão Consciente Participa da Política.
No mês de setembro, foi realizada na Paróquia Divino Espírito Santo uma conversa com candidatos a vereadores em Curitiba (leia a notícia completa clicando aqui) e, na próxima sexta-feira, acontecerá no Cenáculo Arquidiocesano um bate-papo com os candidatos a prefeitos (saiba mais clicando aqui).
Em Colombo, também houve um evento relacionado à política. Na noite do dia 13 de setembro, candidatos à prefeitura de Colombo se encontraram com Agentes Comunitários. Confira como foi:
Candidatos a Prefeito de Colombo se Encontram com Agentes Comunitários
O evento ocorreu na noite do dia 13 de setembro, nas dependências do salão social da Paróquia Santa Teresinha de Lisieux em Colombo, com o objetivo de conhecer as propostas e projetos dos candidatos, se eleito for.
Centenas de agentes de pastorais, do Setor Colombo, afeto às sete Paróquias do município, presenciaram as propostas dos cinco candidatos ao cargo de executivo município.
O encontro foi pautado pelo respeito e pela ética dos candidatos, que expuseram suas propostas sem agressões verbais, ou acusações.
Favoreceu muito o formato do encontro, elaborado e mediado pelo jornalista e diácono Osmar Vieira, pois não coloca em confronto os candidatos. de uma forma simples, cada um dispôs de cinco minutos iniciais, para fazer sua apresentação pessoal, relatando experiências, família e história de vida. Num segundo momento, os candidatos responderam em três minutos cada um, a uma questão ainda de cunho pessoal, que exigia duas respostas:“O que você gostaria de lembrar para sempre no seu pensamento e o que gostaria de esquecer definitivamente? ” Usando a criatividade com ajudazinha do assessor, as respostas foram bem variadas e abrangentes.
Nos intervalos entre uma fala e outra, o mediador pinçava frases provocativas contidas na Cartilha de Orientação Política elaborada pela CNBB, Regional Sul II, com base na nova Legislação Eleitoral.
No terceiro bloco, novamente os candidatos tiveram o tempo de cinco minutos cada um, para exporem as suas considerações finais e tentar convencer os eleitores a votarem nas suas propostas.
Os candidatos deixaram claro a sua satisfação com este encontro que propiciou um espaço para que estes apresentassem suas propostas de governo e sua visão geral sobre as necessidades do município de Colombo.
A conscientização política do cidadão promovida pela Igreja e de modo especial este evento foi elogiado por todos os presentes, que tiveram a oportunidade de conhecer melhor as propostas e um pouco da história dos candidatos.
O encontro também contou com a presença do Pároco da Paróquia Senhor Bom Jesus Padre Tadeu Camilo, Padre José Pároco da Paróquia Sagrada Família e também do Padre Paulo que representou a Paróquia Santa Teresinha de Lisieux.
Cartilha de Orientação Política
O objetivo da cartilha de orientação política lançado pelo Regional Sul 2 da CNBB é contribuir para a formação política das pessoas, motivá-las à participação no processo político e fornecer critérios para orientá-las nas eleições municipais deste ano.
A cartilha é elaborada numa linguagem simples, com indicações básicas sobre o universo da política a partir do olhar da Igreja Católica. Você pode adquirir a a Cartilha pelo site da CNBB Regional Sul 2: www.cnbbs2.org.br – Clique aqui para acessar a cartilha online.