De 7 a 10 de setembro policiais militares, bombeiros militares e familiares participaram do 2º Acampamento Católico Militar do Paraná, com o tema ““Subirei a montanha do Senhor”
O Acampamento inicialmente denominado de Juvenil, surgiu também como um braço do Projeto Evangelização 2000, criado para atender ao apelo do Papa João Paulo II, no Haiti (XIX Assembleia Plenária do CELAM), no ano de 1983, onde o Papa convocou todo batizado para uma Nova Evangelização: nova em seu ardor, em seus métodos e em sua expressão.
O acampamento militar católico tem como objetivo promover o resgate da dignidade humana, oferecendo uma formação integral, seja ela afetiva, relacional, social, intelectual e religiosa, regidos por princípios e valores da integração comunitária, ética e comprometimento social, mediante uma metodologia inovadora, com reflexos extremamente positivos no exercício profissional e familiar dos participantes e principalmente para contribuir com o trabalho estratégico de disciplina consciente para exercer ainda mais sua liderança pessoal.
O Evento promovido pela Capelania Militar e voluntários é tido com o primeiro desta natureza no âmbito do Paraná, sendo uma iniciativa histórica no resgate de almas dentro da Corporação.
Durante quatro dias de encontro, 120 participantes (retirantes) e 147 voluntários, entre policiais, bombeiros e familiares, oriundos de todo o estado do Paraná, puderam vivenciar o Amor de Deus intensamente e ter uma verdadeira experiência de intimidade com Jesus durante as atividades propostas pelo retiro.
O Acampamento contou com a presença do arcebispo metropolitano de Curitiba, Dom José Antonio Peruzzo, que fraternalmente palestrou aos participantes do evento.
Por Frei Anderson Rosa,
Capelão da Polícia Militar e Bombeiros Militar do Paraná.
Confira alguns dos testemunhos dos participantes:
TESTEMUNHO – Policial Militar Dionas Fernando de França
Participei do segundo acampamento militar, sou policial militar aqui no município de Prudentópolis. Região central do estado. E participando desse encontro eu vi o quão são as pessoas que estão ao nosso redor. Aprender dar valor as pequenas coisas da vida, aprender a valorizar a mãe, o pai enquanto são vivos, os irmãos, a esposa, os sogros, os filhos, você aprende a dar valor a eles. Entender que a vida sem eles não tem sentido, não há sentido. E esse acampamento me serviu com essa lição, de abrir meus olhos, de buscar ter um pouco mais de tempo pra eles. Mostrar que eles são importante em nossas vidas.
Então esse acampamento fez com que eu mudasse nessa parte até porque eu era bastante ausente eu sempre procurei escalas extras, para trabalhar na folga, pra poder ter bens materiais, usando todo o meu tempo de folga, que é um tempo que eu poderia estar com eles. O acampamento me fez repensar nisso, principalmente a questão social, pra você buscar estar mais junto da tua família. Esquecer um pouco o dinheiro, porque a família vem em primeiro lugar.
O acampamento me serviu de lição pra isso. Me voltar a ser uma pessoa centrada, não pensar somente no trabalho, sem pensar muito no estresse, nessa pressão que sofremos seja da mídia, seja da população em geral. Importante pensar com certeza em uma obra de Deus para os próximos policiais que venham a fazer.
Somos seres humanos, feitos de carne e osso, que devemos procurar na fé um pilar pra que possamos nos agarrar e nos mantermos em pé. Quero agradecer ao Frei Anderson, e todo o pessoal da coordenação e organização do evento. E dizer que estão salvando vidas. E que essa obra de Deus continue ainda mais forte. Obrigado
TESTEMUNHO – GRACIELE FRANÇA – ESPOSA DE POLICIAL MILITAR
Olá, me chamo Graciele, sou esposa do Campista Dionas Fernando França. Também sou Campista Do 1°Acampamento Militar, moramos em Guarapuava, sou imensamente grata a Deus por ter recebido o convite para participar deste momento Maravilhoso de bênçãos, quero reforçar o quanto o acampamento foi importante para reavivar minha fé enquanto Católica e filha de Deus, me levando a refletir sobre o que realmente importa em minha vida, as pequenas coisas, os pequenos gestos e principalmente o quanto minha família é Preciosa para mim.
No 2º acampamento eu tive a oportunidade de servir na equipe Anunciação onde tivemos o contato com os familiares dos Campistas. Foi gratificante poder fazer parte deste momento Maravilhoso que cada campista e suas famílias viveram. Principalmente ver o quanto o 2° Acampamento Militar fez bem ao meu esposo e foi responsável por muitas bênçãos que recebemos em nossa Família, sem falar o quanto ele voltou Feliz e renovado de lá.
TESTEMUNHO – PRISCILA L. SILVA – BOMBEIRA MILITAR
Sou a Campista Priscila L. Silva sou do 10 grupamento de bombeiros de Francisco Beltrão, o acampamento veio em um momento em que minha alma clama por ajuda.
Quando questionada o que havia ido buscar com o acampamento, relatei que gostaria de preencher o vazio que estava no meu peito e na minha alma, devido a perdas imensuráveis na minha família que tiraram toda a minha base e sustentação o que me restou foi apenas solidão, a tristeza, pensamentos suicidas, angústia, os poucos amigos, os vícios e as mazelas se aflorando, e lá no fundinho a chama da fé e da oração sendo abafada por tudo isso. O acampamento me permitiu relembrar que nunca estarei sozinha, mesmo na escuridão e nas trevas Deus está segurando na minha mão, basta eu confiar que Ele guiará todos os nossos passos, Ele nunca me abandonou e nunca irá me abandonar. O acampamento me permitiu fazer amizades verdadeiras, pois estávamos todos despojados de cargos, bens, riquezas e poderes, unidos apenas no elo da oração buscando todos o perdão de Deus. Hoje Rezo e agora com mais fervor para que Deus me mostre qual minha missão nesta vida, pois assim como Jesus, em Mateus 20: 28 “ como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”, quero eu servir com minha vida, pois estou aprendendo que todas essas cruzes e escuridão que passamos tem um propósito. Sendo assim peço para que Ele me use como instrumento de suas obras.
Peço que a chama da minha fé ilumine a cruz e eu relembre que Deus nos amou tanto que entregou seu filho amado por nós, em sinal de seu amor por nós, Ele nunca nos abandonará. E quanto ao meu coração e minha alma que chegaram vazios no acampamento, retornaram para casa transbordando de Espírito Santo, e de seus dons, trouxe ainda muitas e muitas rosas oriundas dos rosários rezados e bitrens de laranjas é claro. Obrigada a organização,
Obrigada Deus, obrigada Nossa Senhora, obrigada Jesus Maravilhoso, que Deus abençoe imensamente a todos. Amém
TESTEMUNHO – LEONARDO ZANLORENSI VAZ- BOMBEIRO MILITAR
Participar do 2º Acampamento Católico Militar ajudou a encontrar-me com minha pequenez, com minhas misérias e relembrar o quão infinito é o amor de Deus em minha vida e de minha família, Ele que nunca desistiu, mesmo quando por algum motivo duvidei ou distanciei-me de seu amor, um amor ágape de fonte infinita.
Nós que vivemos em um mundo tão conturbado e consumista, não apenas material, mas que consome também nosso bem mais precioso, o tempo, acabamos nos esquecendo da importância do amor ao próximo, as nossas famílias, de nós mesmos e principalmente do amor de Deus!
Tudo consegui resgatar neste acampamento e espero que esta obra não cesse, que muitos corações sejam restaurados e muitas almas sejam salvas!
A todos que doaram seu tempo, transformando-o em um imenso amor ao próximo para que está obra acontecesse, meu fraterno abraço e que Deus em sua sabedoria os abençoe infinitamente!
TESTEMUNHO – JOSE DENILSON BOMFIM – BOMBEIRO MILITAR CANTAGALO/PR
Sobre o 2º Acampamento Católico Militar eu estou feliz e emocionado por tudo o que eu senti e vivi, impactado pelo que eu vi e escutei. Eu vi pessoas traumatizadas sendo curadas.. eu vi pessoas a beira do suicídio renascendo para uma vida nova com JESUS… Eu vi pessoas doentes, com um vazio por dentro se enchendo de saúde e transbordando alegria através do ESPÍRITO SANTO… eu vi pessoas desacreditadas do mundo vibrando e voltando a sonhar… eu ouvi choros de dores sendo transformados em choros de felicidade e alegria. Hoje fazendo o meu trabalho fiquei imaginando o impacto desse acampamento na família dos policiais que participaram, na corporação, na sociedade, quase não dá pra imaginar até onde essa transformação pode chegar. Confesso que hoje acordo com bom ânimo, em paz e mais humano pois acordei com Jesus no coração.
Obrigado Acampamento, desejo do fundo do meu coração que essa semente tenha caído em solo fértil e se propague por toda corporação.