No segundo dia do evento Átrio dos Gentios, os jovens foram convidados, na tarde de terça-feira (12), para uma roda de conversas com Gianfranco Ravasi, cardeal católico italiano e presidente do Pontifício Conselho para a Cultura do Vaticano. A conversa foi descontraída e os jovens puderam tirar suas dúvidas sobre temas como a família, vocações e gênero.
Roda de perguntas e respostas
Na primeira parte do bate papo, os jovens, que estavam sentados ao redor do cardeal, sortearam temas e elaboraram questões para o pontífice referentes a temas previamente selecionados. O primeiro tema foi Família, e a pergunta dos jovens foi sobre a religiosidade na nova constituição familiar.
O Cardeal Ravasi respondeu à pergunta a partir do entendimento do tema do amor e da sexualidade, e recomendou a leitura da exortação “Amoris Laetitia” do Papa Francisco, recentemente divulgada.
As perguntas seguintes foram elaboradas a partir do tema do exorcismo, e da sua relação com o amor de Deus, e o tema da vocação, e de como a atual conjuntura política reflete na vida vocacional dos jovens.
Na segunda parte do evento o grupo selecionou um tema polêmico da atualidade para a conversa com o Cardeal. Os jovens indagaram sobre a condição das transexuais perante a Igreja. Giancarlo Ravasi falou abertamente com o grupo, reforçando a ideia do amor ao próximo e compreensão da comunidade católica, ajudando as pessoas em suas dificuldades.
Durante toda a fala, o cardeal destacou que os jovens devem dar o seu melhor e tentar aprender em todos os momentos. ” A vida é feita de momentos de aprendizado, momentos de ensinamento, momentos de inquietude e momentos em que precisamos de ajuda dos outros. Em todos esses momentos devemos buscar estar abertos. Os jovens devem ter o aprender como uma vocação e dedicar muito amor a isso.”
Interação com os jovens
Durante a conversa, a banda de professores maristas tocou para os mais de 60 jovens presentes. A plateia também enviou suas dúvidas para o cardeal a partir do whatsapp dos mediadores da palestra.
Claudia Velozo participa do grupo de jovens “Jesus Vive e Reina” da Paróquia do Divino Sacramento no Água Verde, ela conta que foi um momento de renovação escutar as orientações do cardeal sobre temas do cotidiano. “Foram palavras muito ricas, que vou levar para toda minha vida. ”
Gustavo Queiroz, jovem que mediou o evento, ressaltou que “o diálogo com o cardeal foi uma oportunidade rara de abertura de espaço para temas que são difíceis de serem entendidos pelos jovens. ”