Cáritas da Arquidiocese de Curitiba realiza evento de reinauguração do Centro de Acolhimento para Migrantes e Refugiados

No dia 19 de maio, a Cáritas da Arquidiocese de Curitiba, em conjunto com a Arquidiocese de Curitiba, realizará um evento de reinauguração do Centro de Acolhida e Integração Santa Dulce dos Pobres, no bairro Capão da Imbuia, em Curitiba. A cerimônia terá a presença do Arcebispo Metropolitano, Dom José Antônio Peruzzo e demais autoridades do poder público.

O Centro de Acolhida e Integração Santa Dulce dos Pobres tem como objetivo acolher migrantes, refugiados e apátridas em situação de extrema vulnerabilidade na capital paranaense. O projeto promove a oferta de moradia durante o período de três meses, quando os migrantes são auxiliados pela Cáritas, sendo encaminhados para cursos de português para migrantes, para vagas de empregos e acesso aos serviços públicos de assistência social, educação, saúde, jurídicos, entre outros.

Atualmente, Curitiba é a cidade que mais recebeu refugiados e migrantes venezuelanos pelo programa de interiorização da Operação Acolhida do Governo Federal (mais de 6 mil pessoas) e o Paraná é a segunda unidade federativa com maior número de pessoas interiorizadas pelo mesmo programa (18 mil pessoas), de acordo com o Painel de Interiorização (Governo Federal, ACNUR e OIM).  Além do movimento migratório venezuelano, Curitiba tem recebido outras nacionalidades como da Ucrânia, Afeganistão, Haiti, Cuba, entre outras.

Sobre a Cáritas da Arquidiocese de Curitiba

A Cáritas Brasileira é um órgão da Conferência Nacional dos Bispos (CNBB) e, enquanto uma rede de solidariedade, desenvolve ações de promoção da vida em várias partes do país. Em Curitiba, a Cáritas está presente há 2 anos, atuando em diversas áreas, como a de Migração e Refúgio.

A área de atuação Migração e Refúgio é realizada em três eixos de trabalho: Proteção Legal, Assistência e Integração. A Proteção Legal garante o atendimento às pessoas migrantes e refugiadas, de orientação nos processos legais de regularização migratória, solicitações de refúgio, residência e encaminhamentos para serviços públicos como CRAS, CREAS, SINE e SUS. A Assistência avalia as situações individuais dos migrantes e suas necessidades, tais como doação de Cartão Alimentação, cesta básica, roupas, fraldas, cobertores, auxílio aluguel, entre outros. A Integração Laboral tem como objetivo fomentar a inserção dos migrantes no mercado de trabalho.

Serviço:

Reinauguração Centro de Acolhida e Integração Santa Dulce dos Pobres
Data: 19 de maio de 2023
Horário: 14h 30min.
Local: Centro de Acolhida e Integração Santa Dulce dos Pobres (Rua Professor Benedito Conceição, 1691 – Capão da Imbuia – Curitiba)

Contatos:

Cáritas da Arquidiocese de Curitiba
Coordenadora: Ana Lidia Oliveira
E-mail: [email protected] / [email protected]
Av. Jaime Reis, 369 – São Francisco Curitiba – PR – CEP: 80.510-010
Whatsapp : (41) 9 9784-9049

_

Por Suelen Pereira
Comunicação da Arquidiocese de Curitiba