Nós, cristãs e cristãos católicos, pertencentes às Províncias de Curitiba e Cascavel do Regional Sul II da CNBB, reunidos na cidade de Guarapuava no dia dois de abril de dois mil e dezesseis para celebrar e aprofundar nosso compromisso com a unidade da Igreja de Cristo e o empenho que temos realizado enquanto regional nos caminhos do diálogo. Fomos auxiliados nesta tarefa pelo Movimento Ecumênico de Curitiba (MOVEC), que conosco refletiu sobre nossas motivações e princípios de fé para a caminhada ecumênica, a memória do Movimento Ecumênico e, de um modo especial, a Semana de Oração pela Unidade Cristã 2016, cujo tema nos conclama a “proclamar os altos feitos do Senhor” (cf. 1 Pd 2, 9). Motivadas e motivados pelo encontro e pela partilha fraterna, na consciência de que a ecumenicidade é constitutiva do nosso ser cristão, nos dirigimos à nossas Igrejas locais e comunidades eclesiais por meio desta carta aberta.
Em primeiro lugar, nos alegramos por nosso encontro, pelo desejo de responder pessoal e eclesialmente à vontade de Jesus Cristo, que ora ao Pai “para que todos sejam um” (Jo 17, 21). A presença expressiva e novidadeira da juventude entre nós foi, igualmente, motivo de jubilo e de esperança. Agradecemos a Deus pelos passos dados até aqui, seja em nosso regional e realidades locais, como também os diversos frutos colhidos no diálogo ecumênico. Em nosso estado, temos a alegria de contar com a presença de três movimentos ecumênicos estruturados e atuantes – MOVEC, MEL (Movimento Ecumênico de Londrina) e MECUM (Movimento Ecumênico de Maringá). A eles se somam outras tantas expressões de diálogo, convivência e ação ecumênica. As experiências consolidadas inspiram a continuidade de nosso caminhar.
Da mesma forma, somos instigadas e instigados a superar das atitudes e estruturas que sustentam e legitimam divisões. A atual conjuntura de nosso país, marcada por intolerâncias e enfrentamentos, muitas vezes, embasados em posicionamentos religiosos, nos recordam a importância de que nossas crenças sejam instrumentos de diálogo, reconciliação de nossas diferenças e promoção da vida digna para todas e todos. A partir de nossas comunidades, nos sentimos desafiadas e desafiados a construir espaços e iniciativas que aproximem nossas igrejas e nos permita avançar nas diferentes formas de se viver o ecumenismo. Percebemos a necessidade de intensificarmos e ampliarmos nossa formação, seja no interior de nossas comunidades de fé, seja nas estruturas de governo e formação eclesiásticas. A ecumenicidade de nossa fé é uma riqueza que não podemos relegar a documentos e orientações teológico-doutrinais, mas que precisa fecundar a ação evangelizadora de nossa Igreja, e todas e todos temos responsabilidade nesta tarefa.
Como resposta a estes desafios, identificamos alguns caminhos possíveis, com os quais nos comprometemos: a) aproximar e intensificar nossos contatos, colocando nossos grupos e Igrejas em diálogo permanente e ação colaborativa, utilizando-nos dos diversos canais de comunicação disponíveis; b) impulsionar a articulação dos espaços oficiais previstos pelo Diretório para a Aplicação das Normas do Ecumenismo, especialmente as Comissões locais e provinciais de Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso; c) socializar as iniciativase subsídios já existentes, e fomentar ações regionais conjuntas e em cooperação com organismos parceiros; d) fortalecer o nosso compromisso orante pela unidade cristã e celebrar os frutos de nosso empenho ecumênico, de um modo especial, pela dinamização da SOUC e pela celebração dos 500 anos da Reforma.
Cremos que a unidade que buscamos é, em primeiro lugar, dom amoroso da Graça, à qual respondemos na generosidade e no compromisso. Que o Senhor nos mantenha e fortaleça neste caminho.
Comissão de Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso – Regional Sul II da CNBB
MOVEC – Movimento Ecumênico de Curitiba
Representantes das (Arqui) Dioceses de Guarapuava, União da Vitória, Foz do Iguaçu e Curitiba