
Tradicional confecção dos tapetes tem início às 6 horas da manhã
Cerca de 20 mil fiéis são aguardados para a celebração de Corpus Christi neste ano que acontece no dia 04 de junho. Esta é a primeira vez que Dom José Antônio Peruzzo, presidirá a celebração como arcebispo metropolitano de Curitiba.
A partir das 14h00 acontece a animação do Ministério Evangelizar É Preciso com Pe. Reginaldo Manzotti, num palco montado em frente à Catedral Basílica; às 15 horas a Santa Missa presidida pelo arcebispo Dom José Antônio Peruzzo e às 16h30 a tradicional Procissão com o Santíssimo Sacramento pela Cândido de Abreu até o Palácio Iguaçu, com a bênção eucarística, por volta das 18 horas.
A Eucaristia é “fonte e ápice de toda a vida cristã”. Por este sacramento, recebemos, mais do que uma graça especial, mas o próprio autor da graça, Jesus Cristo. Através da Solenidade de Corpus Christi, com origem no século XII, a Igreja quer, por um lado, lembrar a Instituição da Eucaristia como penhor de graças e de salvação e, por outro, reafirmar a presença real de Cristo no Santíssimo Sacramento do Altar.
Por isso, neste dia, a Igreja celebra o Santo Sacrifício da Missa e, em seguida, com a hóstia consagrada durante a Missa, realiza a Procissão Eucarística, dando testemunho público de sua fé. A celebração da Santa Missa e a Procissão estão profundamente unidas. A adoração devida ao Santíssimo Sacramento tem sua fonte no altar, onde se consagram as espécies eucarísticas. A Eucaristia, adorada e levada em procissão, foi consagrada no altar onde comungamos.
Tema da celebração neste ano: a Igreja sempre celebra em Corpus Christi o mesmo tema da Campanha da Fraternidade, que neste ano trata da: “Fraternidade: Igreja e Sociedade”. A solenidade de Corpus Christi estará voltada também para o Ano Missionário que acontece na Arquidiocese de Curitiba.
Histórico – Missa e Procissão de Corpus Christi na Arquidiocese de Curitiba
Desde 2005 é realizada a tradicional Missa e Procissão pela Cândido de Abreu até o Palácio Iguaçu. A extensão do grande tapete é de aproximadamente 1711 metros (do Obelisco de Nossa Senhora, ao lado da Catedral, até o Palácio Iguaçu).
Os lotes, com cerca de 15 metros cada, são divididos entre voluntários que se candidatam com aproximadamente dois meses de antecedência da solenidade. A reunião para a organização dos lotes do grande tapete é realizada na Cúria Metropolitana. Cada espaço fica sob a responsabilidade dos inscritos com a equipe organizadora do evento.
Os tapetes que envolvem as ruas do centro são confeccionados a partir de flores, serragem, pó de café e materiais reciclados. Nos tapetes são reproduzidas figuras de Jesus Cristo, da Santa Ceia, do cálice e da Virgem Maria, entre outros símbolos religiosos.
A partir das 5h30 da manhã do dia 04, membros da organização do evento estarão presentes no local para demarcar os lotes de cada grupo. A confecção começará às 6 horas e seguirá até às 12 horas. Aproximadamente 2 mil fiéis participarão da confecção do grande tapete neste ano.