Celebre os 70 anos de sacerdócio de Dom Pedro Fedalto

O Arcebispo Emérito de Curitiba, Dom Pedro Fedalto, completa no próximo dia 6 de dezembro 70 anos de sacerdócio. Ele foi o Arcebispo Metropolitano de 1971 a 2004, passando a ser Emérito deste então. Para celebrar a data, será realizada uma Santa Missa em Ação de Graças pelo seu Jubileu de Platina. Será na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz dos Pinhais no dia 6 de dezembro, quarta-feira, às 19h.

 

História de vida

Nascido em 11 de agosto de 1926 na Colônia Antônio Rebouças – Campo Largo/PR, ordenado sacerdote em 6 de dezembro de 1953 e bispo em 28 de agosto de 1966, foi arcebispo de Curitiba de 1971 a 2004, sendo responsável por ajudar a organizar a estadia do Santo Papa João Paulo II em Curitiba em 1982 e tendo organizado o 1º Sínodo Arquidiocesano de Curitiba entre 1987 a 1994. Seu lema “A verdade na caridade” foi marca registrada de seu serviço. Afastado das funções de arcebispo desde 2004, D. Pedro continua ativo na Igreja e hoje mora no Seminário São José.

“Sou grato a Deus pela família religiosa que tive, a qual me ensinou a viver cristãmente desde o berço, aos meus professores catequistas, ao seminário, aos meus reitores e bispos. Minha maior gratidão até o fim da vida é a Dom Manuel da Silveira d’Elboux, que me ordenou sacerdote, me ensinou a ser padre e bispo. Muita gratidão ao Papa João Paulo VI que me nomeou bispo. Reconhecimento elevadíssimo ao Papa João Paulo II pela visita e acolhidas carinhosas que tive, ao Papa Bento XVI com quem me encontrei em 2005 e ao Papa Francisco, a quem encontrei na véspera da Jornada Mundial da Juventude em 2013. Confesso-me profundamente grato os bispos de Curitiba, Brasil e America Latina, a todos os sacerdotes, diáconos, religiosos e religiosas, funcionários, autoridades civis e militares e leigos da arquidiocese. Agradeço a proteção de Nossa Senhora do Carmo e continuo sempre sob  a valiosíssima proteção” – diz um dos trechos finais da radionovela.

Confira aqui o vídeo onde o próprio Dom Pedro Fedalto conta sua história. O material foi gravado em agosto deste ano.