Uma bonita cerimônia, com homenagens, testemunhos e resgate da história da entidade, marcou a comemoração dos 40 anos do Centro de Planejamento Natural da Família de Curitiba (Cenplafam), na noite desta terça-feira (24). A cerimônia contou com a presença do bispo auxiliar de Curitiba, dom Reginei José Modolo, e foi transmitida ao vivo pelo canal da Arquidiocese de Curitiba no Youtube.
O Cenplafam atua em parceria com a Comissão Família e Vida da Arquidiocese de Curitiba e oferece serviços a mulheres e casais que buscam métodos naturais para evitar a gravidez, quando necessário, ou programar a chegada dos filhos no momento certo. Ao longo de 40 anos, foram milhares de atendimentos e a consolidação de um serviço que se tornou referência dentro e fora do país.
“O Cenplafam surgiu para consolidar a paternidade e a maternidade responsáveis”, afirmou o médico Agostinho Bertoldi, presidente da entidade, que coordena o serviço desde sua criação, ao lado da mulher, Elisabete. “O sentimento, após 40 anos, é de alegria. A alegria de oferecer a tantos casais uma profunda reflexão sobre a vida humana e a sagrada missão de gerar uma vida”, acrescentou.
Dom Reginei defendeu a necessidade de uma política pública de promoção da vida, em contraponto à ADPF 442, ação proposta ao Supremo Tribunal Federal (STF) que pede a descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação. E contextualizou a criação do Cenplafam, em 1983, que surgiu em momento próximo de dois eventos envolvendo a família: o nascimento do primeiro bebê de proveta (1978) e a edição da encíclica Familiaris Consortio, de João Paulo II, em 1981.
O bispo também exaltou a encíclica Amoris Laetitia, do Papa Francisco, sobre o amor na família. “A carta trata da alegria do amor conjugal, da beleza da família, e como nós, cristãos, devemos apresentar a paternidade e a maternidade como o caminho que dá sentido e horizonte à vida”, afirmou dom Reginei. “É isso que o Cenplafam vem fazendo há 40 anos: ajudando a edificar famílias, apoiando casais a exerceram amorosamente, por meio do testemunho cristão, a paternidade e a maternidade”.
Em saída – Na coordenação das instrutoras do serviço há 40 anos, Elisabete Bertoldi relatou as diversas visitas a universidades e entidades de países dos continentes americanos e europeu para apresentar a experiência do Cenplafam de Curitiba. “Nós sempre estivemos em saída”, resumiu, lembrando que o serviço ampliou sua atuação com atendimento também durante a gravidez e a mulheres em fase de menopausa.
Instrutora do Cenplafam, Roseli Kricky deu um testemunho emocionado, lembrando que ela e o marido Hélcio, já falecido, que também se tornou colaborador da entidade, procuraram o serviço antes do casamento e se apaixonaram pelo atendimento. “Esse é um trabalho dedicado à vida e não tinha como não fazer parte dele e passar para frente o que foi tão bom para nós”, disse Roseli, ao lado dos dois filhos e netos.
Atendimento – Criado em 25 de outubro de 1983, com a presença de Evelyn e John Billings – casal que criou o mundialmente conhecido método de Ovulação Billings -, o Cenplafam de Curitiba atende mulheres e casais de forma presencial e on-line, por meio de uma equipe multidisciplinar.
Fazem parte da equipe médicos, advogados, enfermeiras, assistentes sociais, educadores, administradores, psicólogas e outros. A sede do serviço fica na Alameda Dr. Muricy, 926, Edifício Dom Manoel, 3º andar. Atua em parceria com a Comissão Família e Vida da Arquidiocese de Curitiba e a Regional Sul2 da CNBB.
Para contato: (41) 3233-8203 / e-mail: [email protected]
Por Sandra Nassar
Comissão de Comunicação da Arquidiocese de Curitiba
Veja galeria de fotos e video da cerimônia: 40 anos CENPLAFAM