Arquidiocese de Curitiba apresenta Campanha da Fraternidade em Coletiva de Imprensa
Na Quarta-feira de Cinzas (02), a Arquidiocese de Curitiba promoveu, como de costume, a coletiva de imprensa de apresentação e abertura da Campanha da Fraternidade (CF) 2022. O evento aconteceu às 10h, no Salão Nobre da Cúria Metropolitana e reuniu jornalistas da imprensa local.
A Campanha da Fraternidade desse ano tem como tema “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26). Seu início se dá na abertura da Quaresma, tempo de reflexão e conversão para os cristãos católicos.
O assunto foi abordado por Dom José Antonio Peruzzo, Arcebispo Metropolitano; Salete Bez, coordenadora da CF 2022 em Curitiba, padre Eguione Ricardo Nogueira, assessor eclesiástico da Dimensão Sócio-Transformadora; diácono Antônio Bez, coordenador da Dimensão Sócio-Transformadora, e padre Luciano Tokarski, assessor eclesiástico da Comissão Bíblico-Catequética.
Coletiva de Imprensa
Dom Peruzzo iniciou falando sobre a importância das Campanhas da Fraternidade, de um modo geral, pois ajudam os católicos a refletirem sobre situações dramáticas do povo sob os olhos da fé. Ele afirmou: “Aqui não existe politização nem partidarização, mas uma causa muito nobre: a educação.”
Ao falar sobre o texto base da CF 2022 e citar alguns dados presentes no material, padre Eguione também destacou a importância do tema ao lembrar que esta é a terceira vez que a CF fala sobre educação. E complementou: “Educar é muito mais do que transmitir conteúdos, é transmitir vida.”

A coordenadora, Salete Bez, colocou-se à disposição das paróquias e da população em geral para formações a respeito do tema e disse que o objetivo principal é propor ações transformadoras, sempre inspiradas pela Palavra de Deus.

Na sequência, o padre Luciano Tokarski mencionou a intenção de visitar gestores e educadores de instituições públicas e privadas de modo a escutá-los, acompanhá-los e também oferecer “alimento espiritual”, como encontros e retiros.

E como todos os anos a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) disponibiliza um fundo para a execução de projetos, esses podem ser apesentados até o dia 18 de abril (CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O EDITAL). Conforme consta no edital, os projetos devem ser na área da educação, limitados a R$12.000,00. Todos passarão por uma avaliação, podendo ou não ser aprovados.
De acordo com o diácono Antônio Bez, esse fundo para os projetos equivale a 60% do valor arrecadado na coleta do Domingo de Ramos, que acontece em todas as igrejas do Brasil.

Ao final, Dom Peruzzo abençoou todos os presentes e sugeriu a leitura do manual da CF 2022, que traz ricos temas para reflexão.

Missa de abertura
O lançamento oficial da CF 2022 aconteceu na missa de abertura, às 12h, na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. A celebração foi presidida por Dom Peruzzo.
Em sua homilia, o Arcebispo falou sobre a quaresma, o significado das cinzas e reforçou o pedido do jejum orante pela paz, feito pelo Papa Francisco. Ele finalizou, citando a CF 2022:
“Não existe educação sem afeto, nem a fraternidade existe sem ternura. Não se trata apenas de um período, mas de um modo de ser de quem se converte. Que o nosso falar pronuncie a sabedoria e a paz; que traduza a experiência do amor e de discípulos convertidos que nunca se afastam deste amor.”

___
Jornalista Rubhia Morais – DRT 6587
Coordenadora de Comunicação da Arquidiocese de Curitiba