Por PASCOM (Nildo Oliveira Pinto)
Com a realização da Missa do Lava-pés, na Catedral Basílica de Curitiba, na noite desta quinta-feira Santa (24), o Arcebispo de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo, abriu as celebrações do Tríduo Pascal na Arquidiocese. Até domingo, a Igreja revive e medita o mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo com uma intensa programação litúrgica.
Relembrando o ato de humildade de Nosso Senhor durante a ceia que institui a sagrada Eucaristia, Dom José lavou os pés de 12 fiéis que representavam os apóstolos. Em sua homilia, o arcebispo refletiu sobre o significado do ato de humildade de Jesus, que mesmo diante da condição de mestre e Senhor, se ajoelha para lavar os pés dos discípulos. “O Evangelho de hoje nos diz que o Pai tinha colocado tudo nas mãos de Jesus. Esta expressão indica que Cristo tinha todos os poderes de Deus em suas mãos. Quando Deus coloca tudo nas mãos de Jesus o que ele faz? Se abaixa para lavar os pés dos apóstolos, ou seja, o Todo Poderoso escolhe ser servidor”, disse Dom José.
O Arcebispo refletiu sobre a confusão de Pedro ao presenciar Jesus se pondo na condição de servo: “O problema de Pedro é o nosso problema. Todos temos apreço por prestígio e conquistas. Jesus, que já tinha o prestígio e condição de mestre, nos interpela com seu gesto de humildade e de serviço. Nos mostra que se somos discípulos dele, devemos seguir o que ele praticou”, disse.
Dom José mostrou ainda que o exemplo de Cristo deve ser usado para reestabelecer o diálogo em torno da reconstrução do Brasil: “Diante de um momento tão difícil do nosso país, cheio de contradições, intrigas, falta de entendimento e um linguajar carregado, cheio de frases que são mais para ferir que para construir, precisamos usar o exemplo de Cristo. O futuro do país depende do diálogo e se os diálogos não forem de paz, o nosso futuro está seriamente comprometido”, alertou o arcebispo.
Por último, Dom José enfatizou que se deve usar o exemplo de Cristo para que consigamos perdoar: “Se não conseguirmos perdoar, vamos pedir que o Senhor venha nos ajudar. Se nos falta força, Ele nos dá a força. Deixemos que Cristo nos lave. Que o gesto de lavar os pés aqui dentro (aponta para o coração) seja uma experiência libertadora e nós ajude a estar à disposição para o serviço”, concluiu.
Adoração do Santíssimo Sacramento
Após a Santa Missa, aconteceu o traslado da Santa Eucaristia para o altar da reposição, dentro da própria catedral, para adoração dos fiéis, que se juntam ao Senhor no começo de sua agonia no Horto das Oliveiras e de sua paixão e morte.