Com o objetivo de despertar a importância da Pastoral da Comunicação (Pascom) nas paróquias, a Comissão de Comunicação tem participado das reuniões de setores da Arquidiocese de Curitiba. Dos 15 setores, seis já foram visitados, entre eles: Mercês, Almirante Tamandaré, Centro, Capão Raso, Rebouças e Pinhais.
“A ideia surgiu em uma das nossas reuniões mensais, quando conversávamos sobre a necessidade de nos aproximarmos das paróquias e dos padres, auxiliando as Pastorais da Comunicação. Pedimos autorização para Dom Peruzzo e ele nos incentivou a colocar o projeto em prática”, conta o padre Luiz Alberto Kleina, assessor eclesiástico da Comissão de Comunicação.
Visita aos setores
A primeira visita aconteceu no dia 22 de fevereiro, no setor Mercês. “E assim temos percorrido pelos setores, conhecendo diferentes realidades e colocando-nos à disposição para uma formação inicial sobre os quatro eixos propostos pelo Diretório de Comunicação”, explica a jornalista Rubhia Morais, membra da Comissão e Coordenadora de Comunicação da Arquidiocese de Curitiba.
A apresentação varia entre 15 e 30 minutos e a introdução é conduzida pela jornalista irmã Élide Fogolari, membra voluntária da Comissão. “Além da importância da Pascom nas paróquias, outro contexto que motiva a concretização deste projeto é o avanço da sociedade da informação e as redes sociais digitais, que vem provocando um novo modo de dialogar, tanto social quanto comunitariamente”, ressalta a comunicadora.
Após essas visitas, algumas paróquias já manifestaram o interesse na formação inicial, baseada nos eixos ordenadores: formação, articulação, produção e espiritualidade. A Comissão também tem divulgado o evento do 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que acontecerá no dia 29 de maio, no auditório da TV Evangelizar.
__
Por
Jornalista Rubhia Morais (DRT 6587)
Coordenadora de Comunicação da Arquidiocese de Curitiba