COMISSÃO

Dom José Antonio Peruzzo

Assessor Eclesiástico:

Padre Luciano Tokarski

É a Comissão que organiza e define os processos de Iniciação à Vida Cristã com inspiração catecumenal nas paróquias e colégios da Arquidiocese de Curitiba.

As orientações pastorais do itinerário da iniciação à vida cristã da Arquidiocese de Curitiba estão contidas no Diretório Arquidiocesano da Iniciação à Vida Cristã.

Bispo Referencial:

Dom José Antonio Peruzzo

Assessor Eclesiástico:

Padre Luciano Tokarski

Responsáveis

Pe. Luciano Tokarski
41987403657

Coordenador:

Responsáveis

Pe. Luciano Tokarski
41987403657

Coordenador:

MOVIMENTOS E PASTORAIS

O Diretório orienta os seguintes processos iniciáticos:

• Catequese Batismal: consiste em encontros catequéticos celebrativos de modo personalizado para a preparação de pais e padrinhos para o Batismo de crianças.

• Catequese Infantil: se possível, criar nas paróquias e comunidades ambientes catequéticos para acolher crianças de até oito anos. Pode-se oferecer, quinzenalmente, encontros catequéticos, orantes, lúdicos e celebrativos para as crianças.

• Catequese de Crianças e Adolescentes: itinerário catequético definido em etapas e tempos com inspiração catecumenal. Convém que o número de encontros catequéticos não seja inferior a 30 em cada etapa.

• Catequese Familiar: consiste em oferecer um itinerário para os pais ou responsáveis dos catequizandos com encontros catequéticos celebrativos por etapas de forma que a família acompanhe o processo catequético do seu filho.

• Catequese nas Casas ou da família: proposta catequética segundo o qual os pais e/ou responsáveis dos catequizandos conduzem o encontro catequético com seu filho em sua casa. O roteiro do encontro catequético é organizado e orientado pelo catequista da paróquia.

• Catequese Pós-Crisma: proposta para as paróquias e comunidades de grupos de adolescentes que envolvem os catequizandos da 4ª e 5ª etapas de catequese e ações missionárias para os crismados.

• Catequese com adultos – catecumenato: itinerário catequético com tempos, etapas, celebrações, exercícios, ritos, bênçãos e sacramentos para adultos que não receberam ou não completaram os sacramentos da iniciação cristã.

Notícias da Comissão

Nenhum evento encontrado!