Evento acontece de 1 a 3 de setembro. No primeiro dia as atividades são na PUC-PR. Nos dias 2 e 3 são no Instituto Salette Curitiba/PR.
Confira a programação:
AINDA DÁ TEMPO DE REALIZAR A INSCRIÇÃO
A participação no dia 1º é gratuita. Mas para participação do evento como um todo, que se estenderá no sábado e domingo no Instituto Salette, é necessária a inscrição prévia, que poderá ser feita online aqui ou até sexta-feira pela manhã, na PUCPR.
Chamamos a atenção para a modalidade de inscrição “Simples”, no valor de R$ 35,00, que dá direito aos três dias do evento, exceto pernoite e refeições.
Sobre o Simpósio:
O evento terá como tema “Maria em Lutero” e está em sintonia com a comemoração conjunta católica-luterana dos 500 anos da Reforma.
Da parte católica, o Concílio Vaticano II (1962-1965) possibilitou a aproximação e o diálogo entre católicos e evangélicos visando à superação de preconceitos mútuos e o reconhecimento dos valores presentes na outra tradição eclesial. Muitos são os resultados colhidos ao longo destas cinco décadas de empenho ecumênico, entre os quais a disposição de comemorar conjuntamente o evento reformador, não como celebração da divisão, mas como um compromisso de reconciliar a memória ferida e recontar a história sob o signo da unidade.
O que Lutero escreveu sobre Maria? O que os evangélicos em nossos dias pensam de Maria? Ao longo da história, a pessoa de Maria tem sido um dos grandes pontos de hostilidades entre católicos/as e evangélicos protestantes. Por outro lado, a figura do reformador Martinho Lutero tem sido igualmente causa de estranhamentos. Tanto católicos quanto evangélicos do nosso tempo desconhecem o que Lutero escreveu sobre a missão de Mãe de Jesus em relação ao mistério de Cristo. O Simpósio tem a finalidade de estudar o texto de Martinho Lutero O Comentários ao Magnificat (1521), explicitando a relação entre Maria e seu filho Jesus, a Igreja e Maria, a vida cristã e Maria.