Conheça os quatro santos padroeiros dos professores!

O Dia do Professor faz referência ao decreto do imperador D. Pedro I que criou o Ensino Elementar no Brasil, assinado em 15 de outubro de 1827. A norma instituiu as escolas de primeiras letras nos vilarejos e cidades do país e regulamentou os conteúdos a serem ministrados e as condições trabalhistas dos docentes.

A profissão, cuja missão é o motor do conhecimento e da transformação, conta com quatro diferentes padroeiros. Que tal conhecê-los?

santa-teresaSanta Teresa d’Ávila

A principal padroeira dos professores é a santa cuja memória é celebrada no próprio dia 15 de outubro e que também é conhecida como Santa Teresa de Jesus. Essa espanhola nasceu em 1515 e entrou para a ordem carmelita aos 20 anos. Foi uma grande líder espiritual, que auxiliou muitas pessoas no caminho rumo a Deus. Seu testemunho entusiasmado inspirou diversas jovens a adotarem a vida consagrada. Foi protagonista de uma grande reforma em sua ordem religiosa, pregando uma vida mais despojada, humilde e fiel ao carisma original da congregação. Morreu aos 67 anos, em 1582, na Espanha.

 

santododia-santa-ursulaSanta Úrsula

Nascida em 362, na Inglaterra, Úrsula era filha dos reis da Cornúbia, que a educaram segundo os princípios cristãos. Após casar-se com um nobre pagão, o duque Conanus, ela, o marido e sua comitiva embarcaram em uma viagem pelo rio Reno. Ao chegarem na cidade alemã de Colônia, a embarcação foi atacada pelo exército huno. Todos a bordo foram mortos, exceto Úrsula, que havia encantado o rei Átila, comandante da invasão. A jovem, horrorizada, rejeitou o pretendente, alegando que já era esposa do mais poderoso de todos os reis da Terra, Jesus Cristo. O bárbaro, furioso com o desprezo da jovem, a degolou com as próprias mãos em 21 de outubro de 383. Em 1535, na Itália, Santa Ângela de Mérici, inspirada numa visão da santa inglesa, fundou a Companhia de Santa Úrsula, com o objetivo de dar formação cristã a meninas que, após o matrimônio, pudessem transmitir os valores da fé católica aos filhos.

 

sao-joao-batista-de-la-salleSão João Batista de La Salle

João Batista de La Salle nasceu em 1651 em Reims na França. Era o primogênito de uma família rica, mas perdeu os pais muito cedo. Também bem jovem sentiu o chamado de Deus e o carisma da educação. Recebeu a tonsura aos 11 anos e foi nomeado cônego da Catedral de Reims aos 16 anos. Sem os pais, assumiu ele próprio a missão de educar os seus irmãos. Inspirado por essa experiência, se uniu a alguns homens leigos para fundar escolas para crianças pobres. Sabendo que poucos podiam pagar por educação, La Salle oferecia aulas gratuitamente, dando origem a um modelo de ensino pautado em métodos inovadores e na formação religiosa. Além disso, o francês propôs programas de formação de professores leigos e abriu uma das primeiras instituições para a reinserção de jovens “delinquentes”. Morreu em  7 de abril de 1719, pouco antes de completar 68 anos.

 

santododia-sao-tomas-de-aquinoSão Tomás de Aquino

Nascido em 1225 uma aristocrática família italiana, o maior teólogo de todos os tempos, filósofo e doutor da Igreja é padroeiro da educação, das universidades e escolas católicas. Sua educação foi confiada aos monges beneditinos. Com apenas cinco anos, ingressou no Mosteiro de Montecassino, dando início a uma jornada de estudos que não pararia nunca mais. Dedicou-se à gramática, à dialética, à retórica e à filosofia. Destacou-se nos estudos devido à sua perspicácia e rapidez de raciocínio. Mas, desde criança, eram os Mistérios de Deus que o fascinavam e que ele buscava responder para si e para os demais. Contra a vontade da família, entrou para a Ordem dos Dominicanos. Foi autor de uma vasta obra, quase 60 volumes, das quais a mais famosa é a Suma Teológica. Sua sabedoria nas coisas do Céu o levou a ser conhecido como Doutor Angélico. Tornou-se conselheiro dos Papas Urbano IV, Clemente IV e Gregório X e lecionou em grandes universidades, como de Paris, Roma, Bologna e Nápoles. Morreu em 1274, aos 49 anos de idade.

__

Fonte: Tarde com Maria