“Pão da Vida” (João 6, 35)
O tema deste ano do Corpus Christi de Curitiba está alinhado com a Campanha da Fraternidade: Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso. Olhando para o discurso de Jesus presente em São João, Cap. 6, quando declara solenemente que é Ele é o Pão da Vida, passamos a ter na Eucaristia o alimento que nos dá a vida. A Eucaristia é a partilha do Senhor da Vida com todos que necessitam desta vida; Partilhar o Pão significa partilhar a vida com o irmão que está precisando.
A escolha do tema reforça uma dimensão do cuidado com a vida que a própria Eucaristia nos demanda. Hoje, com a pandemia do COVID-19, se estamos impossibilitados neste momento de receber a Eucaristia como gostaríamos, o Corpus Christi será um o momento de lembrar que podemos vivê-la como a defesa da vida como Jesus nos convoca.
Mesmo com as diversas adaptações que o Corpus Christi terá em nossa Arquidiocese neste ano (devido às medidas de prevenção ao COVID-19) o tema “Pão da Vida” se mantém. Adquire ainda um novo significado, porque traz a dimensão de que precisamos zelar pela vida, pelo cuidado com os outros, para que as pessoas não se contaminem e zelar pelas pessoas que estão passando fome e outras necessidades neste momento de dificuldades econômicas. O tema nos lembra que nós, cristãos, precisamos estar atentos às dificuldades do próximo e a Eucaristia traz consigo este apelo da partilha do pão com o próximo.
Aquele que partilha o Pão na mesa da Eucaristia precisa partilhar o Pão na mesa do dia-a-dia.