A tradição de celebrar o Corpo e Sangue de Jesus é muito antiga, e conta com uma peça fundamental: os tapetes. Nesse ano, serão 116 espaços reservados para tapetes que ocuparão toda a extensão do trajeto entre a Praça Tiradentes e a praça Nossa Senhora de Salette.
Os tapetes de Corpus Christi são uma manifestação da criatividade e união das paróquias, comunidades e movimentos – que se reúnem desde cedo para confeccionar verdadeiras obras de arte em seus espaços. Os desenhos e frases estampados nas ruas costumam ser feitos com materiais como serragem, papéis coloridos, pedras tingidas, entre outros.
As estampas mais tradicionais estão ligadas à Eucaristia (pão, trigo, uvas, vinho, cálice e hóstia), às vocações, aos padroeiros das comunidades, ao Espírito Santo e Nossa Senhora. A criatividade é grande entre os participantes e os momentos de montagem ficam marcados entre os participantes.
A solenidade acontecerá no dia 08 de junho e as primeiras movimentações no Centro Cívico tem início por volta das 8h, quando começa a confecção do tapete que dura a manhã inteira, com previsão de término de todo o trajeto até às 12h.
Às 15h acontece a Santa Missa na praça Tiradentes, presidida por Dom José Antônio Peruzzo, Arcebispo Metropolitano. Em seguida, a procissão com o Santíssimo Sacramento segue pelos tapetes na avenida Cândido de Abreu, até a praça Nossa Senhora da Salette.
Participação dos MESCs
A grande festa da Eucaristia movimenta todos os católicos, mas uma pastoral em especial possui uma relação ainda mais próxima com o Corpo de Cristo: os Ministros Extraordinários da Sagrada Eucaristia.
São os leigos que recebem a permissão, de forma temporária ou permanente, para distribuir a comunhão aos fiéis, na missa ou outras circunstâncias (como visita aos doentes em suas casas ou hospitais).
Eles são convidados a participar de todos os momentos da celebração do Corpus Christi, mas em especial da Santa Missa e procissão com o Santíssio Sacramento. Além de se fazer presentes, todos devem estar devidamente paramentados.
Outras atividades
Além da confecção do tapete e da Santa Missa, outras atividades acontecem ao longo do dia, como tenda de confissões e espaço para adoração, além de voluntários que se encontrarão para fazer um trabalho de atendimento e escuta aos moradores em situação de rua das redondezas, oferecendo um kit lanche e palavras de acolhimento.
Programação completa
- 08h00 – Início da montagem do tapete com a presença de Dom Peruzzo.
- 09h00 – Saída para os hospitais e instituições sociais com a presença de Dom Reginei.
- 12h00 – Encerramento das visitas.
- 14h00 – Início do Show no palco da Praça Tiradentes
- 15h00 – Início da Santa Missa na Praça Tiradentes.
- 16h15 – Procissão do Santíssimo Sacramento até o Palácio Iguaçu.
- 17h40 – Chegada na Praça com Bênção do Santíssimo.
- 18h30 – Show com Padre Reginaldo Manzotti
_
Por Suelen Pereira
Comunicação da Arquidiocese de Curitiba