Corpus Christi Curitiba: Confira todas as fotos desse emocionante dia

Tendo Jesus Eucarístico ao centro, o dia 30 de maio será lembrado como um ato de paz e expressão da fé católica.

Curitiba, maio/2024 – Na quinta-feira, dia 30, dia da festa de Corpus Christi, cerca de 4 mil pessoas saíram cedo de suas casas para preparar o caminho para Jesus Cristo, presente no Santíssimo Sacramento, passar. Serragens, areias coloridas e todo tipo de material foram utilizados para uma verdadeira obra de arte a céu aberto, na avenida Cândido de Abreu.

Enquanto o caminho de 2 quilômetros tomava forma, quilos e mais quilos de alimentos iam chegando nos caminhões de coleta da Campanha da Misericórdia. Filas se formavam para o atendimento às confissões. Tudo observado de perto por Jesus Eucarístico sendo adorado na tenda na praça 19 de dezembro.

Os três bispos da Arquidiocese de Curitiba se revezaram no atendimento aos fiéis. Enquanto Dom Peruzzo cumprimentava e agradecia os milhares que confeccionavam os tapetes, Dom Reginei Modolo atendia confissões e Dom Adenis de Oliveira – recém-chegado a Curitiba – percorria hospitais levando Cristo Eucarístico até aqueles que não podiam participar das celebrações.

Com o sol brilhando, refletindo as cores vivas dos tapetes, a tarde chegou trazendo a multidão de mais de 120 mil fiéis para as celebrações. A Santa Missa iniciou às 15h, presidida por Dom Peruzzo e animada por padre Reginaldo Manzotti. Em seguida, enquanto os bispos conduziam o Santíssimo Sacramento pelo tapete cuidadosamente preparado, rodeado pelo clero, padre Reginaldo Manzotti motivava a multidão a rezar e adorar a Jesus presente na Eucaristia.

Foi uma tarde colorida, emocionante, rica em fé e cultura. O tema deste ano – “Jesus Eucarístico: pão da unidade para a paz no mundo” – esteve presente durante todo o dia, nos tapetes e na dedicação de todos. Ao entardecer, aproximando-se da Praça Nossa Senhora de Salette, dom Peruzzo abençoou a todos com o Santíssimo Sacramento. A emoção e gratidão tomou conta dos presentes, católicos ou não, pelo sentimento de amor e fraternidade da grande festa da unidade.

Muitos são os relatos de superação, dedicação e determinação para participar deste dia. Dom Peruzzo finalizou o dia agradecendo a todos que participaram desta grande festa em que brilha o nome de Jesus. “Jesus vivo na Eucaristia caminha conosco. Esta festa é necessária para que nós, cristãos nos reconheçamos uns nos outros. É um momento importante para estarmos reunidos a esta grande mesa eucarística, que tem Jesus sempre ao centro”, afirmou.

Quem não pode estar presente neste dia, terá a oportunidade de acompanhar parte do que foi esta emoção através da exposição fotográfica de Corpus Christi, que acontecerá a partir do dia 15 de agosto, no Shopping Mueller – e depois segue itinerante por outros locais da cidade. A exposição é resultado do 2º Concurso Fotográfico de Corpus Christi promovido pela Arquidiocese de Curitiba e resultará na mostra com as 40 fotos selecionadas.

Corpus Christi Curitiba 2024 foi uma realização da Arquidiocese de Curitiba e Associação Evangelizar é Preciso. Contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba, Governo do Estado e seus órgãos.

Foto: Joka Madruga

Confira todas as fotos desse emocionante dia, clicando aqui