Um dos encontros mais marcados pela emoção, dentre as visitas que estão sendo promovidas pela Arquidiocese de Curitiba na semana do Corpus Christi, foi registrado na tarde desta terça-feira, quando o Arcebispo Metropolitano, Dom José Antonio Peruzzo, esteve na Comunidade Fonte de Misericórdia, em Rio Branco do Sul, Região Metropolitana de Curitiba. A Comunidade acolhe dependentes químicos e de alcoolismo.
Dom Peruzzo estava acompanhado de uma pequena comitiva de sacerdotes, voluntários e colaboradores da Arquidiocese de Curitiba. O grupo foi recebido pela fundadora da entidade, Rose, e pelos moradores, chamados Filhos e Filhas. Muitos se emocionaram ao receber a bênção com o Santíssimo Sacramento.


Um dos depoimentos mais marcantes foi o de um ex-interno, que contou que caiu na dependência, juntamente com o filho. Um dia, na sarjeta e coberto apenas com um papelão, tomou a decisão de mudar de vida e convidou o filho ao fazer o mesmo. Procurou a Comunidade Fonte de Misericórdia, enquanto o filho se internou em outra instituição. Tempos depois, o filho recaiu. Hoje, os dois podem se considerar recuperados e vivem longe do vício. Ao terminar de falar, o homem, que hoje é voluntário na casa e serve em sua Igreja, recebeu um caloroso abraço de Dom Peruzzo e, logo depois, correu abraçar o filho.


O arcebispo também emocionou os presentes, ao sentar-se em frente ao altar e orar junto ao Santíssimo, na voz dos próprios internos. Clamou a Deus pedindo forças para vencer as dificuldades que todos ali enfrentam.

Assim como em outras entidades e comunidades visitadas nesta semana de Corpus Christi, os próprios moradores do local confeccionaram o tradicional tapete de serragem, ornado com motivos referentes à Eucaristia.
Veja nas fotos a seguir mais alguns momentos marcantes da visita.



