Corpus Christi terá cenas vivas sobre a Eucaristia

Além de ser a maior festa religiosa de Curitiba, o Corpus Christi também se destaca entre os eventos da cidade pela sua característica cultural e criativa. Além dos tapetes, que são verdadeiras obras de arte, em 2022 a novidade serão as cenas vivas sobre a Eucaristia, interpretadas por atores profissionais e amadores de grupos teatrais das paróquias.

De acordo com os organizadores, a ideia surgiu em 2020, mas teve que ser adiada devido às restrições impostas pela pandemia naquele e no próximo ano. “Trabalho no Corpus Christi há cinco anos e estou muito ansioso para ver esta novidade. Vai ser lindo!”, disse Eduardo Souza, coordenador do evento.

As cenas serão apresentadas em palcos ao longo da Av. Cândido de Abreu quando o Santíssimo Sacramento estiver passando sobre os tapetes. Serão cenas mudas, somente com gestos, com início, meio e fim, retratando a respectiva passagem bíblica. Como o tempo de representação de cada passagem é curto – entre 3 e 5 minutos – serão repetidas quantas vezes forem necessário.

Confira as cenas bíblicas que serão representadas no Corpus Christi Curitiba 2022:

Encontro-de-Jesus-com-a-samaritana

Encontro de Jesus com a Samaritana

O grupo da Rede de Teatro do Conselho de Leigos da Arquidiocese de Curitiba, composto por integrantes das paróquias Santa Rita de Cássia e Imaculada Conceição irá representar o encontro de Jesus com a Samaritana, conforme nos fala o Evangelho de João. Cinco pessoas farão parte do elenco: Julia Rosa, Gabriele Rosa, Arion José Pinto, Patricia Barão da Siqueira e Igor Hipólito Vieira.

Responsáveis: Orly Veras, Isabelle Crystina, Claudia Rosa e Maria Salete B. Rodrigues.

 

Bodas de Canácapa-santuario

A cena das Bodas de Caná ficou sob a responsabilidade do grupo de teatro da Paróquia são Lucas. Como a passagem bíblica remete a um casamento, com muitas pessoas, o elenco também será numeroso e contará com a participação de: Amanda Markevitch, Italo Ribeiro Fabiani, Evelyn Lays Padovani, Matheus Vinicius Lopes Rocha, Nicole Gabriele Markevitch, Nicolas Henrique Markevitch, Ana Luiza Evangelista Lourenço, Júlia de Souza Bozza, Wilse Carvalho, João Gabriel de Jesus, Murilo Aluisio Eliziario Rodrigues, Mateus Aluisio Eliziario Rodrigues, Flávia Vitória Silva de Souza, Byanka Kahãny Fonseca, Sandra nascimento Cristinelli, Luís Fernando Paganini de Castro, Francis de Almeida.

Responsáveis: Wilse Carvalho e Amanda Markevitch

 

o-lava-pesLava-pés

O Lava-pés será representado pelo Grupo de Teatro “Pés Descalços” da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Almirante Tamandaré. No elenco, estarão presentes: João Marcos Terencio Pereira, Adriano Ribeiro da Silva, Gracielle Moura Viana, Maicon de Melo, Gisele Aparecida de Oliveira, Andressa Ermínia Otka, David José Urbano, Valdilena dos Santos de Oliveira, Maria Aparecida Paiva de França, Gustavo Fernandes do Prado, Alexandre Bruno de Souza, Ana Carolina Monteiro, Oscar Rafael Morel León, Marcelo Henrique dos Santos, Nicole Alves da Silva, Kaylany Lurdes de Oliveira de Souza, Elisabete do Rocio Barbosa, Felipe Pedroso Tavares, João Vitor Chevônica

Nomes da Equipe Técnica e Responsáveis: Alexandre Bruno de Souza, Ana Carolina Monteiro, Andressa Ermínia Otka.

 

5125871296_1c376813a4_oMultiplicação dos pães

A Comunidade Santa Cruz, através do Ministério de Teatro Kairós, irá representar a cena da multiplicação dos pães, mas o elenco ainda não foi divulgado.

Representantes: Ágata Bee, Giovanna Teixeira e Isabella Bueno

 

 

 

discipulos-de-emausDiscípulos de Emaús

A passagem dos Discípulos de Emaús será representada pelo Grupo de Amigos Unidos a Cristo da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, do Uberaba. O elenco também não foi divulgado.

Representante: Jhonatan Russiano de Carvalho

 

71z8jv1xjzl-_ac_sl1500_Santa Ceia

O Grupo Êxodus, da Paróquia Nossa Senhora das Graças e Santa Gemma Galgani fará a cena da Santa Ceia. No elenco, estarão presentes: Edvaldo José da Silva, Eliane Maria Buch, Vincent Ferreira Bordinião, Valdir Pepplow, Vanderlei Jurczyszyn, Mauri Victor Zellner, João Paulo Bordinião, Valdinei Carpiné, João Aurélio Bordinião, Elden Antonio Schitg, Henrique Felipe Linhares, Adriano José Luiz Mikosz, Tarcila Peressuti Batista dos Santos, José Augusto dos Reis, Joice Ana Schitg dos Reis, Marcos de Siqueira, Sergio Luis Todeschi, Sandro Fabiano de Almeida

Representantes:  Edvaldo José da Silva, Eliane Maria Buch, Sérgio Luis Todeschi.

__

Por

Setor de Comunicação da Arquidiocese de Curitiba

Curta Nosso Facebook
Comissões Pastorais

Boletim Informativo