Deus, Cosmos e Humanidade – primeiro Dia do Átrio dos Gentios

* Texto e fotos por Eva Gislane Barbosa, voluntária da PASCOM

O Átrio dos Gentios, maior evento realizado pelo Vaticano para debater o diálogo entre a ciência, a cultura e a fé, iniciou nessa segunda feira, 11. A abertura contou com a presença de mais de 80 pessoas entre autoridades e convidados, dentre eles estava o arcebispo de Curitiba, Dom Peruzzo que fez um belo discurso sobre a necessidade de ter um local para o diálogo entre fé e vida.

O convidado de honra do evento, o Cardeal Gianfranco Ravasi, realizou fala sobre escutar Deus, o Cosmos e a Humanidade. Ao final da cerimônia foi apresentada a placa comemorativa alusiva ao evento.

Após a cerimônia os participantes se dirigiram à capela Jesus Mestre na PUC para uma celebração presidida pelo Cardeal Ravasi. O Cardeal participou também do almoço no local, iniciado com a benção aos alimentos por nosso Bispo Dom Peruzzo.

Palestras
No período da tarde iniciaram as palestras sobre Deus, Cosmos e Humanidade. “Onde está Deus?” “Deus pode ser explicado?” foram algumas das perguntas debatidas.

No período da noite ocorreram as palestras magnas, com o físico e astrônomo Marcelo Gleiser com o Cardeal Ravasi. O teatro do Tuca esteve lotado com pessoas de várias idades.

Minhas impressões sobre esta palestra:
Ao meu lado estiveram adolescentes do Colégio Medianeira, com idade entre 14 e 15 anos e fiquei curiosa sobre qual o motivo deles participarem de um momento como esse. O Grupo de alunos foi unânime ao responder que estão atrás de respostas sobre Deus, o Cosmo e a Humanidade. Vi em seus rostos a alegria do conhecimento , a motivação de buscar informações e principalmente o despertar para um mistério que não pode ser respondido, mas apenas amado… Quem é Deus ?

Presenciei em um dia várias demonstrações de diálogo entre a ciência e a fé… em todos os momentos sempre me lembrei da frase de Luis Fernando Veríssimo:Quando a gente acha que tem todas as respostas, vem a vida e muda todas as perguntas.

Mais do que buscar as respostas, reflito sobre como vamos lidar com elas e o que tudo isso irá mudar na minha fé? Confesso, de todo coração, que não mudará nada, apenas me aproximará cada vez mais desse Deus que sempre nos amou e que ainda cuida de cada ser humano, respeitando o livre arbítrio de cada um.

A frase de Marcelo Gleiser resume bem o evento:
“Buscar Deus nas brechas da ciência é uma estratégia que leva ao fracasso”, pois não precisamos explicar Deus. Precisamos amá-lo.